Política

Desembargador Maurício Kertzman destaca a principal função das cortes eleitorais; confira

Domingos Junior / BNews
O desembargador Maurício Kertzman tomou posse nesta segunda-feira (8) como membro efetivo do TRE-BA  |   Bnews - Divulgação Domingos Junior / BNews
Alex Torres e Davi Lemos

por Alex Torres e Davi Lemos

[email protected]

Publicado em 08/04/2024, às 19h30 - Atualizado às 19h50



O desembargador Maurício Kertzman que, nesta segunda-feira (8), tomou posse como membro efetivo do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e destacou o papel das cortes como garantidoras da lisura do processo eleitoral. "O papel das cortes eleitorais é fazer com que a vontade do povo seja externada através do uso do voto e nisso está o papel garantidor da justiça eleitoral para a garantia de eleições livres, democráticas, transparentes e que representem a real vontade do povo", destacou o desembargador, em coletive de imprensa.

Kertzman explicou como ocorre a apuração das irregularidades durante as eleições. "A função de todos os tribunais eleitorais é justamente essa: ao receber as ações, ele julga todas as irregularidades eventualmente alegadas pelas outras partes e pelo Ministério Público que tenham contaminado a vontade pura e legítima do eleitor".

O desembargador também pontuou a sua paixão pela magistratura, nascida a partir do período em que desempenhou a função de juiz eleitoral no TRE-BA, entre 2010 e 2014. "Fui por quatro anos juiz do TRE - de 2010 a 2014 - no Tribunal Eleitoral e foi ali que começou a minha paixão pela magistratura colegiada, aquela em que as decisões emanam do consenso dos julgadores. Então o Tribunal Regional Eleitoral é algo muito significativo porque foi o início pela paixão pela magistratura", disse Kertzman, que recordou sua origem na advocacia.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp