Política

Eleição 2024: TRE-BA cria mecanismo para conter fake news criada por inteligência artificial

Fernando Vivas | GOV-BA
Para combater a medida, foi criada uma assessoria específica responsável por um ciclo de palestras sobre o tema  |   Bnews - Divulgação Fernando Vivas | GOV-BA
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 03/05/2024, às 08h43



O desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, assumiu a presidência do presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), na última segunda-feira (29) e já traça estratégias para as eleições municipais deste ano. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em entrevista ao site “Muita Informação!”, o desembargador disse que o principal foco do TRE-BA deve ser a utilização da Inteligência Artificial (IA) nas eleições. Para isso, a Corte Eleitoral criou uma assessoria específica para combater fake news criada por IA no pleito.

"Lidar com a inteligência artificial é uma situação fácil, porque aqui mesmo no Tribunal Regional Eleitoral, nós temos o Robô Maia, e é um trabalho que realmente auxilia, mas é a inteligência artificial para o bem. A nossa preocupação é a inteligência artificial sendo feita para o mal, para aplicar fake news, deepfakes, informações que são inverossímeis. E nós aqui já criamos uma assessoria específica para trabalhar de forma correlata com o Tribunal Superior Eleitoral", disse. 

"Nós vamos estender para o interior através da nossa escola judiciária. E neste ciclo de palestras, nós tivemos a primeira palestra com três professores renomados para falar sobre inteligência artificial e foi um tema assim palpitante e que vamos estender isso para o interior da Bahia", acrescentou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp