Política

Ex-líder sul-americano é impedido de concorrer nas eleições presidenciais; entenda

Reprodução/Redes Sociais/@evoespueblo
Evo Morales não poderá concorrer as eleições presidenciais da Bolívia em 2025  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Redes Sociais/@evoespueblo
Douglas Santana

por Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 30/12/2023, às 21h54


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, está impedido de disputar as eleições presidenciais do país sul-americano em 2025. A decisão foi decretada pelo Tribunal Constitucional Plurinacional (TCP), onde a corte anulou a decisão tomada pelo líder indígena quando estava no poder, ao implementar o mecanismo de reeleição indefinida.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em 2017, ou seja, há seis anos, o mesmo tribunal considerou que a reeleição é um "direito humano". Agora, a decisão publicada neste sábado (30) é definitiva e não existe possibilidade de Evo Morales recorrer em outras instâncias.

A restrição à possibilidade de reeleição indefinida é uma medida idônea para assegurar que uma pessoa não se perpetue no poder", indica a decisão, de 82 páginas, publicada no site do tribunal.

O ex-presidente prontamente reagiu após a decisão do TCP. Evo Morales qualificou a ação que anula sua possibilidade de reeleição como “política”.

É a prova da cumplicidade de alguns magistrados com o plano obscuro que o governo executa por ordem do imperialismo com a conspiração da direita boliviana", escreveu o ex-presidente nas redes sociais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp