Política

Fazenda autoriza negociação de operações de crédito rural em cidades afetadas por chuvas no RS

Imagem Fazenda autoriza negociação de operações de crédito rural em cidades afetadas por chuvas no RS
Medida do Ministério da Fazenda foi publicada nesta segunda-feira (13) no Diário Oficial  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 13/05/2024, às 19h28   Carolina Papa



O Ministério da Fazenda autorizou a negociação de operações de crédito rural em cidades em que foram decretadas estado de calamidade pública entre 30 de abril a 30 de maio de 2024. A medida foi publicada no Diário Oficial da União na edição desta segunda-feira (13).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

No documento, é consentido a instituições financeiras a prorrogação automática do vencimento de parcelas para 15 de agosto de 2024. As cidades beneficiadas devem ter a situação de emergência “reconhecida pelo governo federal, em decorrência de enchentes, alagamento, chuvas intensas, enxurradas, vendaval, deslizamentos ou inundações”.

“As operações devem ser corrigidas pelos encargos contratuais pactuados para a situação de normalidade, podendo ser mantidas as fontes de recursos, dispensada a formalização de aditivo; e operações contratadas com recursos controlados somente podem ser prorrogadas as que estavam em situação de adimplência em 30 de abril de 2024”, atesta a medida.

No RS, o número de mortos por causa dos temporais subiu para 116. De acordo com o boletim divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (10), há 756 feridos e 143 desaparecidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp

Tags