Política

Governo Lula toma decisão para atender as cidade afetadas no Rio Grande do Sul

Ricardo Stuckert
O presidente afirmou que não faltarão recursos do governo federal no socorro as cidade afetadas  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert

Publicado em 03/05/2024, às 11h00   Rebeca Silva



O presidente Lula (PT) afirmou, nesta quinta-feira (2), que não faltarão recursos do governo federal no socorro à população do Rio Grande do Sul e na reconstrução de municípios gaúchos atingidos por tempestades e enchentes desde o início da semana.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Em uma comitiva de ministros que desembarcaram em Santa Maria (RS) para reunião com o governador do estado, Eduardo Leite, o presidente classificou o acontecimento como o pior desastre climático da história do Rio Grande do Sul.

“Tudo que estiver no alcance do governo federal, seja através dos ministros, seja através da sociedade civil ou seja através dos nossos militares, vamos dedicar 24 horas de esforço para que a gente possa atender as necessidades básicas do povo que está isolado por conta da chuva”, disse Lula após a reunião.

O Governo afirmou que uma comitiva voltará ao estado no início da próxima semana. O presidente Lula esteve na região atingida — Antes da chegada do presidente. Leite disse que o "momento não é apenas de sobrevoos".

As aeronaves do Exército que deveriam chegar ontem ainda não conseguiram chegar, mas já chegou uma de São Paulo. A gente aguarda os reforços das Forças Armadas para o resgate de pessoas", afirmou.

O governador Eduardo Leite decretou estado de calamidade pública diante dos estragos causados pelos eventos climáticos. As aulas nas escolas estaduais foram suspensas. Há mais de 150 pontos de bloqueios em estradas e pontes e municípios com problemas no abastecimento de alimentos, água, energia elétrica e telefonia.

Os temporais castigam o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29) e a previsão é que o volume de chuvas continue elevado nos próximos dias.

É o segundo [evento] em um ano que acontece, então é preciso que a gente comece a ficar preocupado em cuidar do planeta Terra com muito mais carinho, com muito mais amor”, disse o presidente Lula.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp