Política

Arthur Lira processa Felipe Neto em R$ 200 mil após ser xingado pelo youtuber

Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Ação movida por Lira afirma que a atitude do influenciador "descredibiliza a instituição"  |   Bnews - Divulgação Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Publicado em 13/05/2024, às 16h41   Cadastrado por Carolina Papa



O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), entrou com um processo contra o youtuber Felipe Neto após ser chamado de “excrementíssimo” pelo influenciador. O episódio ocorreu em abril durante a participação do empresário no simpósio sobre a regulamentação das plataformas digitais.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Na ação, Lira pede R$ 200 mil por danos morais. O valor, de acordo com o presidente, seria uma “reparação” pelo crime de injúria cometido por Felipe Neto contra ele. O processo ocorre por meio da Procuradoria Parlamentar da Câmara.

“O abalo moral é de valor incomensurável, de onde decorreu que o legislador preferiu não limitar a quantia da indenização. Contudo, o dano moral há de ser reparado, com vistas, ao menos, a compensar minimamente a dor sofrida, bem como produzir efeitos pedagógicos”, diz um trecho do processo.

É argumentado ainda que a fala de Felipe Neto gerou “alcance inimaginável, lesionando não somente o requerente como também descredibilizando a própria instituição”.

Em abril, Felipe Neto saiu em defesa da regulamentação das redes e afirmou que Lira teria “triturado” o PL das Fakes News. “Como o Marco Civil da Internet brilhantemente fez. Como era o PL 2.630 [das Fake News] que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira”, disse o youtuber.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp