Política

Lula cria secretaria para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ricardo Stuckert / PR
O órgão, criado de forma extraordinária, vai ser comandado por Paulo Pimenta  |   Bnews - Divulgação Ricardo Stuckert / PR

Publicado em 15/05/2024, às 17h32   Melissa Lima



O governo federal anunciou de forma oficial, em visita ao Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (15), a criação da Secretaria Extraordinária da Presidência da República de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

O deputado federal Paulo Pimenta (PT-RS) estará à frente da secretaria e terá status de ministro. Para tomar posse, ele precisou deixar o posto atual de ministro da Secretaria de Comunicação Social.

"O que foi anunciado hoje aqui é o mais importante plano de apoio a uma situação de catástrofe da história desse país. [...] Aceito essa missão pela qual fui designado pelo presidente e podem ter certeza que vou me dedicar da melhor maneira possível. Não podemos falhar em nenhuma hipótese", disse o novo secretário.

Pimenta tomou posse em uma cerimônia com a presença do presidente Lula, que aproveitou para anunciar medidas de auxílios às famílias atingidas pelas enchentes. É a terceira visita do presidente ao Rio Grande do Sul em duas semanas.

"'O trabalho que nós temos pela frente é um desafio enorme para cada um, cada uma de nós. Desde o primeiro momento temos trabalhado, quero aqui publicamente dizer isso, em absoluta sintonia e parceria com o governo do estado", disse ele, logo após assinar o termo.

"O trabalho do governo federal é um trabalho complementar e suplementar ao trabalho do governo do estado e das prefeituras. O presidente Lula me pediu muito que tenha essa dedicação e disposição de colaborar com governo do estado, secretários, prefeituras de todos os municípios atingidos", prosseguiu.

Segundo Pimenta, 75 municípios do Rio Grande do Sul já pediram ajuda humanitária ao governo federal e receberam auxílio imediato. Os repasses, de acordo com ele, ultrapassam os R$ 100 milhões. 

Pimenta é gaúcho e foi eleito deputado federal pelo PT. Caberá a ele a tarefa de coordenar as ações federais no estado e o diálogo com os demais ministérios, governo gaúcho e prefeituras.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp