Política

Lula indica autoridade federal para atuar em tragédia no Rio Grande do Sul; saiba quem

Agência Brasil
Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até esta terça-feira (14), um total de 148 mortes  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Alex Torres

por Alex Torres

[email protected]

Publicado em 14/05/2024, às 21h38 - Atualizado às 21h53



O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), indicou, nesta terça-feira (14), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, como a autoridade federal para atuar no Rio Grande do Sul enquanto durar a calamidade pública no estado.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Com isso, Pimenta passará a ocupar o cargo de ministro extraordinário de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Ele deve assumir o posto já a partir desta quarta-feira (15), durante viagem do petista ao estado gaúcho.

Para o lugar de Pimenta, o presidente Lula ainda não escolheu um nome. O atual secretário-adjunto de imprensa da Presidência da República, Laercio Portela, assumirá o posto interinamente. Segundo a CNN, o favorito do petista para a função é o prefeito de Araraquara, Edinho Silva (PT).

Com isso, a ideia é que Paulo Pimenta assuma o cargo, pelo menos, até o final deste ano. No PT, o nome do ministro é defendido como uma opção para a disputa estadual de 2026.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirmou, até esta terça-feira (14), um total de 148 mortes em decorrência das chuvas e enchentes. O estado tem, ainda, 124 pessoas desaparecidas, segundo boletim divulgado às 12h.

O total de desalojados pelas enchentes chega a 538.545 pessoas. E os efeitos dos temporais já são sentidos por dois em cada dez moradores do Rio Grande do Sul.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp