Política

Ministro de Lula revela que Petrobras pode readquirir refinarias privatizadas

Divulgação
Uma delas é a Refinaria de Mataripe, localizada em São Francisco do Conde, vendida durante o governo Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 28/09/2023, às 09h44



O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, revelou na última quarta-feira (27) que a Petrobras pretende readquirir as refinarias no Brasil que foram privatizadas. 

"A Petrobras deve negociar com aquelas refinarias que foram privatizadas para que, dentro das regras de mercado porque nós queremos respeitar a segurança jurídica, a estabilidade regulatória ela possa readquirir essas refinarias a fim de fazer o Brasil um país seguro na questão de suprimento e na questão de melhores preços", disse Silveira.

Ainda neste mês de setembro, Silveira já havia defendido que a Refinaria de Mataripe, antiga Refinaria Landulpho Alves (Rlam), em São Francisco do Conde, na Bahia, voltasse a ser administrada pela Petrobras. 

Para o ministro, a estatal deveria readquirir a Rlam "do ponto de vista da segurança energética e da nova geopolítica do setor de petróleo e gás".  A Rlam foi vendida em novembro de 2021 para a Acelen, no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Atualmente, a refinaria pertence ao fundo soberano Mubadala, dos Emirados Árabes Unidos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp