Mundo

Trump questiona se é possível conceder perdão presidencial a si mesmo

Divulgação / Fotos Públicas
Analista afirma que o perdão deveria ser indicado por um promotor, e não Trump fazer o autoperdão  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Fotos Públicas

Publicado em 08/01/2021, às 12h31   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente Donald Trump estaria perguntando a assessores e advogados se seria possível conceder perdão presidencial a si mesmo. Fontes da CNN americana disseram que não estaria claro se houve novas consultas após os ocorridos violentos nesta quarta-feira (06) no Capitólio. 

Trump teria questionado, também, se haveria consequências jurídicas e políticas de conceder esse perdão a ele próprio. O presidente teria pedido opiniões aos especialistas se teria autoridade suficiente para emitir um perdão pessoal, porém, ainda não se sabe se ele quer levar adiante esta ideia. 

Esse questionamento, no entanto, já estaria sendo pensado desde 2017. Um dos seus aliados, Sean Hannity, sugeriu publicamente que Trump deveria fazer esse perdão. Posteriormente, o presidente tuitou que acredita ter poder para tomar essa decisão. "Como foi declarado por vários estudiosos do direito, eu mesmo tenho o direito absoluto de perdão, mas por que eu faria isso se não fiz nada de errado?", disse o presidente na rede social.

Entretanto, o perdão presidencial ainda não foi testado e especialistas estão divididos referente à sua constitucionalidade. O analista jurídico da CNN americana afirmou que um promotor deveria indicar Trump, e não o presidente ter autoperdão. “ Em seguida, a questão seria litigada nos tribunais, provavelmente até a Suprema Corte. Dado o peso da autoridade constitucional e histórica (incluindo a opinião do Departamento de Justiça), um perdão pessoal provavelmente não seria mantido; mas não há quase nenhuma desvantagem para Trump em pelo menos dar uma chance e ver se dá certo", explicou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp