Política

Petrobras escolhe nesta quarta (15) presidente interino em reunião extraordinária

Divulgação
O então presidente da estatal, Jean Paul Prates, foi demitido na terça (14)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/05/2024, às 09h17   Redação



O Conselho de Administração da Petrobras se reúne de forma extraordinária e virtual na manhã desta quarta-feira, às 11h, para escolher o presidente interino, até que a indicada por Lula (PT),  Magda Chambriard, ex-diretora da Agência Nacional do Petróleo (ANP), assuma o comando no lugar de Jean Paul Prates. As informações são da colunista Malu Gaspar, de O Globo.

Segundo Prates, ele irá renunciar após o presidente Lula, em um encontro no Palácio do Planalto, ter determinado que ele que deixasse a empresa. Na reunião também estavam os ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

O governo indicará o novo CEO provisório entre os os membros da diretoria atual e ele ficará no cargo até que Magda Chambriard seja confirmada no posto. Para isso, ela passará por um processo de verificação do seu currículo e de possível conflito de interesses, além de ser eleita para o conselho por uma assembleia de acionistas que ainda precisa ser convocada.

Processo de fritura

Jean Paul Prates recebeu carta branca do governo para continuar no cargo até que sua substituta fosse efetivada. Entretanto, ele entendeu não haver mais condições de permanecer, não só porque sua demissão já foi comunicada, como também pelo desgaste gerado pelo longo processo de fritura e pela forma como foi demitido por Lula. Interlocutores próximos dizem que Prates está "ferido" e muito abatido.

Na mensagem que enviou aos executivos de sua equipe logo após a reunião, Prates não fez questão de esconder sua mágoa.

"Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa", afirmou. E completou: "Não creio que haja chance de reconsideração. Vão anunciar daqui a pouco. Só me resta agradecer a vocês e torcer que consigam ficar ou se reposicionar". 

Inscreva-se no canal do BNews no Whatsapp

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp