Política

Pré-candidata a prefeita, Olívia diz que sempre apoiou “candidaturas brancas” e espera “reciprocidade"

Vagner Souza /Bnews
Deputada estadual foi anunciada nesta segunda como candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador  |   Bnews - Divulgação Vagner Souza /Bnews

Publicado em 04/11/2019, às 12h07   Bruno Luiz e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

Anunciada nesta segunda-feira (4) como pré-candidata do PCdoB à prefeitura de Salvador nas eleições de 2020, a deputada estadual Olívia Santana reiterou a importância de ter um nome negro na disputa e afirmou que vai buscar apoio do governador Rui Costa (PT) no pleito.  

“Vou atrás de Rui pedir esse apoio [...] O momento político hoje é outro. Estamos apresentando um nome para disputar a candidatura e vamos fazer toda movimentação necessária para atrair esses grandes apoios, especialmente o apoio do governador Rui Costa. Acho que ficaria uma chapa belíssima, se a gente conseguir o apoio do governador [...]", disse a pré-candidata, que foi a escolhida de Rui para concorrer ao cargo em 2016. Na ocasião, o partido optou, entretanto, pela deputada federal Alice Portugal.

Ela ainda garantiu que sua pré-candidatura será mantida e não vai abrir mão de concorrer para dar lugar a outro nome. A declaração foi dada em resposta às especulações de que Olívia poderia ser vice em uma eventual chapa encabeçada pelo presidente do Bahia, Guilherme Bellintani. Por outro lado, sinalizou que tê-lo como vice seria bem-vindo.

"Se Bellintani [presidente do Bahia] ou qualquer outro nome vier para compor essa vice, vou entender como algo inovador, que reafirma ainda mais uma necessidade que nós temos de garantia de uma liderança política negra que possa estar neste lugar. Assim como eu me dediquei às candidaturas não negras, eu espero reciprocidade”, disse, durante evento no Hotel da Bahia. 

Sobre o possível racha interno em relação a escolha do seu nome em detrimento a Alice Portugal, ela disse que a correligionária terá papel importante na sua participação na campanha.

“Em 2016 o PCdoB já tinha vencido todo um debate interno, eu fiz parte da decisão de que a deputada Alice seria nossa candidata a prefeita. Alice foi candidata com meu apoio, com minha participação efetiva na campanha, na construção de alianças”, disse. 

Notícias Relacionadas: 

Alice se pronuncia após faltar e causar "climão" em coletiva do PCdoB

Presidente nacional do PCdoB diz que teve "rodas de conversas" com Alice Portugal sobre candidatura de Olívia

Ausência de Alice Portugal em evento do PCdoB deixa clima tenso entre comunistas

Olívia Santana é a pré-candidata do PCdoB para a Prefeitura de Salvador em 2020

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp