Política

PT faz escolha polêmica para comando de estatal importante ligada a Economia; saiba mais

Reprodução/Google Street View
Escolha para comando de órgão ligado ao Ministério da Economia partiu do diretório do PT no Rio de Janeiro  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Google Street View

Publicado em 27/01/2023, às 10h00   Cadastrado por Yuri Abreu



O PT fez uma polêmica escolha para o comando de uma importante estatal ligada ao Ministério da Economia. A decisão acerca do nome voltado para a Presidência da Casa da Moeda partiu do diretório da legenda no Rio de Janeiro. Vale lembrar que o órgão é o responsável pela impressão das moedas e papel-moeda oficiais do Brasil, o Real.

O designado pelo partido, Márcio Luís Gonçalves Dias foi denunciado em outubro do ano passado pelo Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ), segundo o jornal Folha de S.Paulo, em conexão com uma operação realizada pela Polícia Federal (PF) em 2015.

Funcionário concursado, ele foi um dos alvos da Operação Vícios, que investigava fraude em contrato referente à implantação do Sistema de Controle da Produção de Bebidas (Sicobe). O sistema, que compete à Casa da Moeda, é uma espécie de selo para rastrear a produção e contagem de bebidas.

À época, a suspeita era de direcionamento na licitação para contratação da empresa responsável pelo serviço, mediante recebimento de propina. Na denúncia, que está sob análise da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio, são citados os crimes de peculato e de fraude a licitação.

Em resposta à publicfação paulista, Dias afirmou que, ao longo de 25 anos de carreira, nunca teve ressalva em sua atuação profissional, nem se tornou réu.

"Especificamente sobre a Operação Vícios, cabe ressaltar que o caso já foi analisado pela CGU, não havendo nenhum registro de irregularidade da minha atuação ou de qualquer outro funcionário da Casa da Moeda do Brasil", acrescenta.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp