Política

Rui Costa é convocado pelo Senado para prestar informações sobre gastos; saiba detalhes

Domingos Júnior/BNews
Ministro será ouvido em audiência pública agendada no Senado  |   Bnews - Divulgação Domingos Júnior/BNews
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 28/03/2024, às 09h00


FacebookTwitterWhatsApp

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), terá que prestar esclarecimentos na Comissão de Infraestrutura do Senado sobre a transparência nos gastos ambientais da estatal Itaipu Binacional.

O ministro foi convocado para audiência pública agendada para a próxima terça-feira (02) às 9h. Na oportunidade ele também deve dar esclarecimentos sobre novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo informações do Estadão, o requerimento foi expedido pelo senador  Esperidião Amin (PP), no qual ele cita o "acórdão do Tribunal de Contas da União (TCU) que determina que a Casa Civil apresente uma proposta de critérios para seleção de investimentos socioambientais e de infraestrutura, a ser apontada nas negociações com o Paraguaia para a revisão do Tratado de Itaipu". 

Para o Amin, gastos da Itaipu Binacional com programas de “responsabilidade socioambiental” constituem um verdadeiro orçamento público paralelo, caracterizado pela “escassa transparência”. 

Já em relação ao PAC, o requerimento foi apresentado pelo senador Confúcio Moura (MDB), que aponta que o programa foi lançado sem a devida fiscalização, o que pode resultar em repetições de falhas. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp