Política

TRE-RJ começa julgamento que pode cassar governador do RJ nesta sexta (17)

Cláudio Castro pode perder mandato como governador do RJ nesta sexta (17) - Eduardo Anizelli/Folhapress
Em meio a crise, base do governador Cláudio Castro apoia abertura de comissão para investigar falhas na transparência  |   Bnews - Divulgação Cláudio Castro pode perder mandato como governador do RJ nesta sexta (17) - Eduardo Anizelli/Folhapress

Publicado em 17/05/2024, às 13h01   Redação



O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), enfrenta nesta sexta-feira (17) o início do julgamento de cassação de seu mandato, em meio a uma crise com a própria base, que envolve uma CPI aberta pelos aliados na Assembleia Legislativa e a crise com seu vice, Thiago Pampolha (MDB).

No momento da sessão no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Castro estará em missão oficial nos Estados Unidos.

Lembrando que o julgamento pode não ser concluído nesta sexta, já que há possibilidade de pedido de vista de um dos sete desembargadores que vão participar da votação.

O governador é acusado de participação na montagem de um esquema para criar 27 mil cargos fantasmas, com o objetivo de dar espaço público a apadrinhados políticos, às vésperas da campanha, infringindo regras administrativas e eleitorais. O "estratagema", segundo a Procuradoria Eleitoral, incluía o uso de funcionários fantasmas e de dinheiro vivo.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp