Política

Um dos ministros “cobrados” por Lula, Rui Costa fez poucas reuniões com parlamentares; veja números

Marcos Corrêa / PR
Rui Costa foi um dos ministros cobrados por Lula para ampliar articulação com Congresso  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 23/04/2024, às 08h34 - Atualizado às 08h35


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos ministros 'cobrados' pelo presidente Lula (PT) para ampliar e reforçar a articulação com o Congresso Nacional, Rui Costa (PT), fez poucas reuniões com deputados e senadores. 

Durante cerimônia no Palácio do Planalto, nesta segunda-feira (22), Lula pediu mais empenho dos ministros. "Eu tenho 70 deputados em 513. Só tem nove senadores em 81. Isso significa que o Alckmin tem que se mais ágil, tem que conversar mais. O Haddad, ao invés de ler um livro, tem que perder algumas horas conversando no Senado e na Câmara. O Wellington [Dias, ministro do Desenvolvimento e Assistência Social], o Rui Costa [ministro da Casa Civil], passar maior parte do tempo conversando com bancada A, com bancada B", afirmou o presidente.

De acordo com levantamento feito pelo colunista Lauro Jardim, apesar de ser visto como um dos principais articuladores, principalmente após embate entre Arthur Lira e Alexandre Padilha, Rui Costa fez apenas 11 reuniões com deputados e líderes e quatro com senadores no período no período de quatro meses.

Geraldo Alckmin (PSB, pressionado a ser “mais ágil” fez 52 reuniões com parlamentares nos primeiros quatro meses do ano, totalizando: dez senadores e 75 deputados.

Fernado Haddad, que Lula pediu para “perder algumas horas conversando mais com parlamentares ao invés de ficar lendo livros”, fez desde janeiro em seu gabinete sete audiências com senadores e seis com deputados federais e líderes.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp