Política

Vereadores da oposição são vítimas de ataques hackers e fazem acusação polêmica; saiba detalhes

Divulgação
Segundo um dos vereadores, rata-se de uma ação orquestrada com a intenção de tirar do ar os perfis da rede social dos oposicionistas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 07/02/2023, às 14h24   Cadastrado por Edvaldo Sales



Vereadores de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), eleitos na chapa de oposição na eleição de 2020 denunciaram que estão sendo vítimas de ataques hackers no Instagram. De acordo com o vereador Tagner, trata-se de uma ação orquestrada com a intenção de tirar do ar os perfis da rede social dos oposicionistas.

Além de mim, a deputada Ivoneide Caetano, o vereador Vavau, o vereador Dentinho do Sindicato e a vereadora Professora Angélica, que se elegeu na oposição, mas hoje faz parte da base do governo, tiveram as contas do Instagram invadidas por seguidores fantasmas. Ontem (06.08) eu tinha 9.700 seguidores. Hoje eu amanheci com quase 20 mil seguidores, sendo que estes novos seguidores são todos estrangeiros", explica Tagner.

Além disso, o edil pontuou que ao lado do vereador Vavau, esteve semana passada no Tribunal de Contas da União (TCU), em Brasília, protocolando denúncias contra a gestão do prefeito Antonio Elinaldo (União).

Coincidência ou não, o ataque a toda a bancada de oposição e a deputada Ivoneide Caetano aconteceu poucos dias depois", pontuou, acrescentando que nenhum político da base governista foi vítima do ataque.

Ivoneide, deputada federal recém empossada, também denunciou o ataque. Na quinta-feira (2), a conta do seu Instagram tinha 23,7 mil seguidores. Já na segunda-feira (6), quatro dias depois, o número subiu para 31 mil seguidores.

Nossa equipe técnica fez a análise demográfica dos novos seguidores e constatou que se tratam de pessoas de outros países, o que leva a crer que estamos sendo vítimas de um ataque de seguidores fantasmas. A base de seguidores de nossa conta sempre cresceu de forma orgânica e linear”, contou a deputada.

Segundo a deputada, foi protocolada uma solicitação de apoio da Meta, empresa controladora do Facebook, Instagram e WhatsApp, para resolver a situação.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp