Coronavírus

Idoso será a primeira pessoa a receber vacina contra Covid-19 na Bahia

Arquivo/BNews
Bnews - Divulgação Arquivo/BNews

Publicado em 18/01/2021, às 10h17   Diego Vieira e Brenda Viana


FacebookTwitterWhatsApp

Um idoso, que vive um asilo de Salvador, será a primeira pessoa a receber a primeira dose da vacina contra a Covid-19 na Bahia. De acordo com o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, a aplicação pode ocorrer ainda nesta segunda-feira (18) a depender do horário que os imunizantes chegarem a Salvador.

"Vai ser uma pessoa albergada, um idoso ou idosa que vive numa instituição de longa permanência que vai receber a primeira dose. Isso já esta alinhado com o governador e a prefeitura de Salvador", disse o secretário na manhã desta segunda ao ser questionado quem seria a primeira pessoa a receber a vacina no estado.

O secretário disse ainda que assim que cada município receber as doses do imunizante,  a vacinação pode ser iniciada imediatamente, no entanto, ressaltou que deve haver ordem para que o processo de imunização seja seguro.

“O Ministério da Saúde anunciou que a partir de hoje quem quiser vacinar, já pode vacinar. O que a gente não quer é que seja feita uma vacinação desordenada que as pessoas queiram começar para poder sair na frente e dizer que vacinou primeiro e não obedeçam todos os critérios de segurança para que comece a vacina. A gente não quer ficar dando mídia para quem foi o primeiro a vacinar. Isso não ajuda nada”, afirma.

Mais cedo, Vilas-Boas disse que o início da vacinação na Bahia pode não começar nesta segunda. Isso porque, o voo que vai trazer as vacinas só chegará ao território baiano às 18h, quase 12h após o previsto. "O voo com as vacinas era pra chegar 8:50 de hoje e agora soube que chegará às 18h. Se for assim, dificilmente haverá possibilidade de iniciar vacinação hoje na Bahia", escreveu Vilas-Boas no Twitter.

A sede do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer), que fica no Aeroporto de Salvador, será o ponto de guarda das doses de vacinas que chegarão ao estado. O local foi escolhido de maneira estratégica, com o objetivo de facilitar a distribuição  do material em todo o território baiano, de maneira mais rápida.

Cinco aeronaves do Graer, um avião e quatro helicópteros, farão o transporte das quase 320 mil doses da vacina Coronavac. De acordo com o coronel Xavier Filho, responsável pela operação de escolta dos insumos, se for necessário, táxis aéreos serão fretados para transportar o material.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp