Mundo

Papa apela para que autoridades no EUA reconciliem nação e protejam os "valores democráticos"

Reprodução/Vatican News
Preocupado com o acirramento político no país, o papa orou pelas cinco vidas perdidas na invasão ao capitólio por extremistas apoiadores de Donald Trump  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Vatican News

Publicado em 10/01/2021, às 13h53   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em discurso após a oração mariana do Angelus neste domingo (10), no Vaticano, o Papa Francisco fez um apelo aos cidadãos estadunidenses.

Preocupado com o acirramento político no país, o papa orou pelas cinco vidas perdidas na invasão ao capitólio por extremistas apoiadores de Donald Trump e apelou para que a população e as autoridades se unam para reconciliar a nação e protegerem os "valores democráticos", que são a base da sociedade norte-americana.

"Rezo por aqueles que perderam a vida, cinco, naqueles momentos dramáticos. Reitero que a violência é sempre autodestrutiva. Nada se ganha com a violência e tanto se perde. Exorto as autoridades do Estado e toda a população a manter um alto sentido de responsabilidade, a fim de acalmar os ânimos, promover a reconciliação nacional e tutelar  os valores democráticos arraigados na sociedade estadunidense.", disse o pontífice.

"Que a Virgem Imaculada, Padroeira dos Estados Unidos, ajude a manter viva a cultura do encontro, a cultura do cuidado, como principal via para construir juntos o bem comum; e o faça com todos os que vivem naquela terra", completou.

A autoridade religiosa católica já havia se manifestado sobre a invasão ao Congresso dos EUA e admitiu ter ficado "estupefato" ao ver as cenas violentas e antidemocráticas.  

Segundo o papa, a surpresa foi ainda maior por se tratar de um povo "tão disciplinado na democracia" e lamentou a existência de pessoas que se juntam "contra o bem comum".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp