Política

Em novo pedido de impeachment, oposição acusa Bolsonaro de cometer "crimes de responsabilidade em série"

Marcelo Camargo/Agência Brasil
A requisição, assinada pelos 119 deputados inclui o mais recente episódio em Manaus, no Amazonas, com a falta de oxigênio que culminou na morte de pessoas por asfixia  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 18/01/2021, às 11h58   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Em novo pedido de impeachment protocolado contra o presidente Jair Bolsonaro, a oposição subiu o tom e acusou o mandatário de cometer "crimes de responsabilidade em série", frente à pandemia de Covid-19.

A requisição, assinada pelos 119 deputados do Rede, PSB, PT, PCdoB e PDT, inclui o mais recente episódio em Manaus, no Amazonas, com a falta de oxigênio que culminou na morte de pessoas por asfixia e transferências de pacientes para outros estados.

Para os parlamentares da oposição, já passou da hora do Congresso mostrar uma reação ao descaso do Governo Federal com a crise sanitária do novo coronavírus e as suas consequências.

"O presidente da República deve ser política e criminalmente responsabilizado por deixar sem oxigênio o Amazonas, por sabotar pesquisas e campanhas de vacinação, por desincentivar o uso de máscaras e incentivar o uso de medicamentos ineficazes, por difundir desinformação, além de violar o pacto constitucional entre União, Estados e Municípios", diz nota protocolada em conjunto pelas legendas.

Apesar de ter engavetado 61 outros pedidos contra Bolsonaro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), chegou a dizer que na última segunda-feira (11) que a demora em dar início à imunização contra o vírus Sars-CoV2 no Brasil poderia levar a uma abertura do processo de impeachment.

Um abaixo-assinado pelo impeachment de Jair Bolsonaro foi lançado na sexta-feira (15) e, até este domingo (17), já tinha sido assinado por 336 mil pessoas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp