Política

Senador pede início imediato da CPI da Pandemia: "Se é possível o funcionamento remoto do STF e MP, por que não?"

Marcos Oliveira/Agência Senado
Ranfolde diz que é preciso usar a tecnologia disponível, e que caso não fosse possível, todos os demais inquéritos em andamento no país deveriam ser suspensos  |   Bnews - Divulgação Marcos Oliveira/Agência Senado

Publicado em 15/04/2021, às 08h10   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), autor do requerimento para a instauração da CPI da Pandemia, defendeu que o processo comece imediatamente, uma vez que instituições como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Ministério Público (MP) continuam em "funcionamento remoto".

Ranfolde diz que é preciso usar a tecnologia disponível, e que caso não fosse possível, todos os demais inquéritos em andamento no país deveriam ser suspensos.

"A tecnologia colocou meios à nossa disposição para que, em uma circunstância como a que vivemos, a vida não fosse paralisada. Ora, se é possível funcionamento remoto do Senado, e quando reduzir nível de contaminação, o funcionamento semipresencial... Se é possível o funcionamento remoto do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justiça, do  Ministério Público, por que não seria possível funcionar uma comissão parlamentar de inquérito? Se a lógica de que é inviável ter CPI triunfasse, todos os inquéritos no Brasil teriam que ser paralisados. Isso não tem lógica", explicou o senador em entrevista ao O Globo.

Segundo o senador, a CPI é para "apurar os fatos" e não "investigar pessoas", e que existem diversas "perguntas" a se fazer para tentar entender o motivo do Brasil ter se tornado um dos piores países no enfrentamento à Covid-19.    

"Por que de dez seres humanos que morrem de Covid no planeta, três são brasileiros? Que razões levaram a termos colapsado no fornecimento de oxigênio em algumas regiões do Brasil, a começar pelo Amazonas? Por que estamos colapsando com ausência de equipamentos de intubação? Por que o Brasil não adquiriu vacinas desde o ano passado e não aderiu ao consórcio Covax Facility? Por que retardou o registro da Coronavac, que hoje é a vacina que 8 a cada 10 brasileiros recebem?", questionou.

A expectativa geral é de que a CPI dure pelo menos três meses, mas Randolfe já considera que ela possa ser ainda prororrogada caso seja necessário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp