Política

PF apresenta notícia-crime contra Ricardo Salles no STF por interferências indevidas no Ibama

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Eles são suspeitos de interferirem indevidamente no órgão ambiental no âmbito da operação que fez a maior apreensão de madeira ilegal no Amazonas da história  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 15/04/2021, às 09h39   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A Polícia Federal do Amazonas apresentou na noite desta quarta-feira (14) uma notícia-crime no Supremo Tribunal Federal (STF), contra o Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, o senador Telmário Mota (PROS-RR) e o presidente do Ibama, Eduardo Bim.

Eles são suspeitos de interferirem indevidamente no órgão ambiental no âmbito da operação que fez a maior apreensão de madeira ilegal no Amazonas da história, avaliada em R$ 129 milhões.

Segundo a PF, os três seriam parceiros de madereiros alvos da Operação Handroanthus, deflagrada em dezembro do ano passado. 

De acordo com o diretor da PF no Amazonas, Alexandre Saraiva, Salles, Mota e Eduardo Bim atuaram para atrapalhar a investigação e também de incentivar o "patrocínio de interesses privados e ilegítimos perante a administração pública". As informações são do Congresso em Foco.

No caso do ministro do governo Bolsonaro, ele teria se colocado ao lado de criminosos extrativistas, no lugar de dar apoio ao poder de fiscalização ambiental.

"Além de omitir-se de exercer seu poder de polícia ambiental, dificultando ação de fiscalização ambiental, patrocina diretamente interesses privados (de madeireiros investigados) e ilegítimos", escreve o delegado sobre a atuação de Salles.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp