Salvador

Ouvidoria de Salvador ajudou a solucionar 86,57% das solicitações em 2018

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A central 156 funciona 24 horas por dia todos os dias da semana e, diariamente, tem recebido cerca de duas mil chamadas  |   Bnews - Divulgação Arquivo/ Vagner Souza/BNews

Publicado em 13/12/2018, às 22h44   Redação BNews



A Ouvidoria Geral do Município (OGM) ajudou a solucionar, de janeiro a novembro deste ano, 86,57% das solicitações feitas pela população da capital baiana. Criado em 2014, o Fala Salvador permitiu uma maior interação entre a prefeitura e o cidadão. Ele pode ser acessado por meio de ligações para o 156, pelo portal na internet e através de atendimento presencial nas Prefeituras-Bairro, Ouvidoria Itinerante, Gabinete da Prefeitura em Ação e na sede da instituição, na Travessa Santa Bárbara, no Comércio.

A central 156 funciona 24 horas por dia todos os dias da semana e, diariamente, tem recebido cerca de duas mil chamadas. O tempo médio de espera é de aproximadamente três minutos, mas a fila de espera costuma aumentar quando há mais ocorrências, como por exemplo em dias chuvosos ou segundas-feiras pela manhã. 

Segundo a prefeitura, do total de registros realizados até a primeira quinzena de dezembro, 80,87% são solicitações de serviços, 15,79% são pedidos de informação/orientação, e os 3,34% restantes estão distribuídos em elogios, reclamações, serviços emergenciais, Lei de Acesso à Informação, sugestões e denúncias. Os órgãos mais acionados são as secretarias municipais de Saúde (SMS), da Promoção Social e Combate à Pobreza (Semps) e Ordem Pública (Semop), que somam 52,89% dos registros. Já no quesito serviços, os mais demandados são os de marcação de consulta e exames (14,30%), Bolsa Família (9,85%) e Cartão SUS (7,19%).

A Ouvidoria Geral do Município, de 2013 até o fim de 2018, deverá chegar a marca de mais de 5 milhões de registros. “Nos últimos quatros anos, foi possível reestruturar a Central Disque Salvador 156, melhorar a plataforma do sistema tecnológico Fala Salvador e, mais recentemente, reformular os catálogos de serviços da Prefeitura. Criamos uma dinâmica de trabalho por meio da Coordenação de Monitoramento, que possibilita maior eficácia no cumprimento dos prazos estabelecidos por cada órgão na execução do serviço”, comemorou o ouvidor geral, Humberto Viana.

Classificação Indicativa: Livre

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