Salvador

Luto por Marcos: Motoristas por aplicativo protestam em frente à Uber, em Salvador

Maycol Douglas/BNews
Motoristas por aplicativo se reuniram para pedir justiça por Marcos, que foi brutalmente assassinado enquanto trabalhava  |   Bnews - Divulgação Maycol Douglas/BNews

Publicado em 06/05/2024, às 15h47 - Atualizado às 20h58   Cadastrado por Maycol Douglas



Um grupo de motoristas por aplicativo se reuniram na tarde desta segunda-feira (06), em frente ao Centro de Atendimento da Uber, em Salvador, para protestar e pedir justiça pela morte do colega de profissão, Marcos Luis Silva Alves, que foi assassinado a tiros na madrugada do último sábado (04) por falsos clientes, enquanto realizava uma viagem.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Os trabalhadores pararam em frente ao escritório da empresa e ergueram faixas pedindo justiça pelo assassinato brutal de Marcos.

"Até quando os motoristas de app vão sair para trabalhar e perder sua vida? Queremos justiça", descrevia uma das placas.

Além disso, os motoristas usaram tinta branca para pintar as janelas de seus veículos passando a mensagem de luto. Eles também deixaram os carros estacionados do outro lado da rua, como parte da manifestação.

Motoristas protestam e pedem justiça pela morte de Marcos

Em entrevista ao BNews, o advogado e motorista por aplicativo, Abraão Dória, voz ativa no protesto, revelou que se encontrou com representantes do secretário de segurança pública da Bahia, Marcelo Werner, e abriu um debate sobre o caso.

"Iniciamos um debate, na balança do CAB, saímos em direção à Secretaria de Segurança Pública, ao chegar lá, fomos recebidos por representantes, pelos assessores do Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, e a gente teve um papo muito bom. A nossa luz, buscamos aqui algumas alternativas, audiência pública, juntamente com a presença do Ministério Público, bem como com a Secretaria de Segurança Pública e os representantes da plataforma", contou.

Abraão ainda contou que "ao sair de lá (CAB) viemos aqui para a sede da Uber, para justamente conversar com os representantes da Uber, solicitamos a entrada de três pessoas, foi negada". O BNews esteve presente no local do protesto, e, após longas conversas, representantes da classe conseguiram o acesso ao escritório.

A reportagem do BNews entrou em contato com a assessoria da Uber, que enviou uma nota sobre o caso:

“Ficamos profundamente entristecidos em saber que o motorista parceiro Marcos Luís Silva Alves foi vítima desse crime terrível. Nossos sentimentos estão com a família e os amigos nesse momento de enorme tristeza e dor. A Uber permanece à disposição para colaborar com as investigações, na forma da lei.

Todas as viagens na plataforma são cobertas por um seguro em caso de incidentes e a seguradora entrará em contato com a família da vítima para oferecer o apoio.

É importante ressaltar que, durante as viagens, o aplicativo conta com o botão Recursos de Segurança, que reúne todas as funções de segurança da plataforma. Dentre elas, está a opção de ligar para a polícia em situações de risco ou emergência diretamente do app. Na Bahia, esse recurso foi recentemente integrado com o 190 do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) do Governo do Estado. Assim, os operadores do serviço de emergência recebem automaticamente a localização em tempo real e os dados da viagem em que foi originada a chamada. No Rio de Janeiro, no Pará e no Maranhão, esse recurso também já foi integrado com as forças de segurança dos estados. 

A Uber também conta com outras ferramentas de segurança que atuam antes, durante e depois de cada viagem, tanto para os usuários quanto para os motoristas parceiros.”

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp