Saúde

Anvisa aprova novo tratamento para hemofilia no Brasil; Saiba detalhes

Foto de Walter Otto na Unsplash
Tratamento para hemofilia A é feito por terapia gênica  |   Bnews - Divulgação Foto de Walter Otto na Unsplash

Publicado em 17/04/2024, às 06h23   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou um tratamento inédito para pacientes adultos com hemofilia A grave. Roctavian (valoctocogeno roxaparvoveque), terapia gênica administrada em uma única dose, por infusão intravenosa, age no controle de sangramentos recorrentes, dolorosos e, muitas vezes, debilitantes.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Doença hemorrágica, hereditária, crônica, rara e sem cura que afeta pouco mais de 13 mil brasileiros, a hemofilia é caracterizada pela falta de proteínas necessárias para a coagulação do sangue. Pacientes com hemofilia A tem deficiência na produção do fator de coagulação VIII. 

Sem essas proteínas, os pacientes estão sujeitos a sangramentos constantes, sobretudo nos casos mais graves, quando a produção natural dos fatores é reduzida. 

De acordo com a Secretaria de Atenção Especializada à Saúde, do Ministério da Saúde, o tratamento atual da doença consiste na administração periódica desses fatores de coagulação, e um paciente com hemofilia A grave chega a realizar de 100 a 150 infusões por ano. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp