Saúde

Brasil teve quase 2 mil casos de câncer de pênis e 459 amputações em 2022

Rovena Rosa/Agência Brasil
O câncer de pênis pode aparecer como uma ferida no pênis que não cicatriza, gera coceira, queimação e forte odor  |   Bnews - Divulgação Rovena Rosa/Agência Brasil

Publicado em 31/01/2023, às 19h04   Cadastrado por Daniel Brito


FacebookTwitterWhatsApp

O Brasil teve 1.933 homens diagnosticados com câncer de pênis entre janeiro e novembro de 2022. No mesmo período, o tumor foi responsável pela amputação de 459 órgãos genitais masculinos, segundo levantamento da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) divulgado nesta terça-feira (31).

Entre 2007 e 2022, os estados com maior registro de amputação de pênis foram São Paulo (1.321), Minas Gerais (1.161), Paraná (633) e Ceará (526). 

O câncer de pênis pode aparecer como uma ferida no pênis que não cicatriza, gera coceira, queimação e forte odor. Trata-se de um tumor raro, com maior incidência em homens a partir dos 50 anos, embora possa atingir também os mais jovens. No Brasil, a doença representa 2% de todos os tipos de câncer que atingem pessoas do sexo masculino.

Um indicativo do tumor é a presença de feridas associadas à uma secreção branca. Nesse caso, a recomendação é consultar um especialista. Além disso, a presença de ínguas na virilha pode ser sinal de progressão da doença, em seu estado de metástase, ou seja, de multiplicação das células cancerosas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp