Coronavírus

Salvador vacina uma pessoa a cada 15 minutos, número abaixo do esperado pela gestão, diz Prates

Dinaldo Alves / Bnews
Bnews - Divulgação Dinaldo Alves / Bnews

Publicado em 26/01/2021, às 20h13   Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeitura de Salvador tem enfrentado problemas para cumprir a meta estabelecida pela gestão de aplicar uma dose da vacina contra a Covid-19 a cada dois minutos. Segundo Leo Prates, secretário municipal da Saúde, atualmente, a pasta está imunizando uma pessoa a cada dois minutos. Entre alguns fatores que contribuem para o atraso está o combate às fraudes e o tempo de deslocamentos que as equipes de vacinação gastam para chegar até às unidades hospitalares e abrigos de longa permanência, onde estão o público-alvo da primeira etapa de vacinação contra o vírus. A informação foi dada na noite desta terça-feira (26), durante entrevista ao programa Bnews Agora, na Rádio Piatã FM.

"Nós temos hoje 80.440 doses entregues pelo Governo do Estado aqui em Salvador. Nós não temos todas as doses necessárias para determinar o público nesta primeira fase, então, isso está nos tornando mais lentos. Vacinamos até agora 23 mil pessoas. O combate às fraudes nos atrasa bastante porque não estamos vacinando todos os trabalhadores da Saúde e não estamos vacinando todos os idosos acima de 65 anos, então, é um trabalho bem difícil esse de evitar fura filas. A nossa expectativa era vacinar uma pessoa a cada dois minutos, nós estamos levando em média 15 a 20 minutos. Está bem complexo tanto que o prefeito autorizou a convocação de novos profissionais" 

"Ao invés de trazer o cidadão até o drive, com uma sala de vacina completa, eu estou tendo que ir até ele. De carro, eu perco tempo. Já chegamos a ter 50 equipes trabalhando em diversos pontos . A média de vacinação hoje foi a mais baixa desde o início. Está bem complicado, estamos vivendo o pior cenário que poderíamos imaginar, recebendo doses a conta gota e não podendo utilizar toda a nossa estrutura de vacinação", completou. 

Vacinação

Até às 14h desta terça-feira (16), 100.268 pessoas já haviam sido vacinadas com a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no estado da Bahia. De acordo com dados da plataforma de controle da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Salvador é a cidade com o maior número de vacinados. Na capital baiana, 80.440 foram imunizadas. 

Logo em seguida, vem a cidade de Feira de Santana (17.000), Vitória da Conquista (7.470) e Camaçari (3.700). No momento, estão sendo vacinadas apenas profissionais da área da Saúde que estão atuando na linha de frente no combate ao vírus, idosos que moram em casas de longa permanência e indígenas.

O estado ganhou um reforço na quantidade de doses disponíveis para a população, um avião com nova remessa de 119.500 doses de imunizante desenvolvido pela universidade de Oxford, em parceria com a biofarmacêutica AstraZeneca, chegou à Bahia por volta das 10h35 deste domingo (24).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp