Saúde

Mansão do Caminho não realizará partos a partir de 20 de setembro

Reprodução// Google Maps
Por mês, o CPN da Mansão do Caminho realizava cerca de 32 partos  |   Bnews - Divulgação Reprodução// Google Maps

Publicado em 06/09/2023, às 19h24 - Atualizado às 20h43   Redação Bnews



Após 12 anos de funcionamento, o Centro de Parto Normal (CPN) Marieta de Souza Pereira, que funciona na Mansão do Caminho, em Salvador, deixará de realizar partos. A decisão da entidade filantrópica, anunciada nesta quarta-feira (6), foi unilateral, sendo comunicada a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), na qual mantém contrato vigente até 20 de setembro de 2023 referente a serviços ambulatoriais e de internação na unidade, no montante de R$ 2,1 milhões.

Em nota, a Mansão do Caminho informou que o motivo do encerramento do serviço se deu pela baixa procura por atendimento, em comparação com o plano de trabalho contratualizado com o Governo do Estado.

"Em seus primeiros meses foram realizados apenas 75 partos, o que representou 9% da meta da unidade, que é de 840 partos anuais. Em seu segundo ano a taxa de atingimento de meta de produtividade de partos foi de 45,71% e em 2022 foram realizados apenas 48,57% dos partos esperados pelo governo", disse a instituição.

A Sesab, por sua vez, informou que fez propostas para a entidade, mas sem acordo. "Reconhecendo as boas práticas de atenção e de acolhimento ao parto humanizado que são oferecidas no local, a Sesab fez diversas propostas para manutenção e até ampliação dos serviços ofertados pela Mansão do Caminho, no entanto, todas foram recusadas pela instituição".

O diretor-presidente da Mansão do Caminho, Mário Sérgio Almeida, explica que a entidade desativará os cinco leitos do CPN, contudo pretende manter os serviços ambulatoriais de pré-natal, no qual envolve consultas médicas e exames laboratoriais e de imagem, tais como ultrassonografia. A entidade informa que fortalecerá outras atividades de impacto social, a exemplo da ampliação da assistência psicológica a crianças e jovens. Por mês, o CPN da Mansão do Caminho realizava cerca de 32 partos.

Parceria

Após reunião entre a a secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, e o
diretor-presidente da Mansão do Caminho, Mário Sérgio Almeida, a Mansão do Caminho e a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (SESAB) anunciaram uma parceria significativa em relação ao atendimento à sociedade.

As gestantes agora deverão procurar outras maternidades na capital. A mais próxima da região é a Maternidade Albert Sabin, que fica em Cajazeiras, com apenas 8 km de distância entre eles.

Em nota, a entidade informou que a Maternidade Albert Sabin passou por uma ampliação histórica, adicionando 82 leitos e ganhou um Centro de Parto Normal (CPN), implementando uma nova e moderna Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN). Essas melhorias garantem mais segurança e tranquilidade às parturientes, proporcionando um ambiente acolhedor e especializado para o nascimento de nossas crianças.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp