BNews Turismo

Capital baiana da fé, Bom Jesus da Lapa tem forte turismo religioso e alta visitação durante festejos de São Pedro

Divulgação
Bom Jesus da Lapa recebe diversos turistas por seus atrativos religiosos e aposta nesse período para geração de empregos  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 09/04/2024, às 17h30   Cadastrado por Gabriel Bacelar


FacebookTwitterWhatsApp

Conhecido como capital baiana da fé, realizando a terceira maior festa religiosa do Brasil, com 333 anos de Romarias, Bom Jesus da Lapa tem diversos atrativos. As celebrações religiosas são destaque na região para atrair turistas e se juntam a programação artística e cultural do local.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp!

Em nota enviada ao BNews, a Prefeitura destacou os festejos do São João e enfatizou a força da festa de São Pedro na cidade. "Os festejos juninos na Bahia são o ponto alto de celebração dos Santos Antônio, João e Pedro. Em Bom Jesus da Lapa este ano, o Prefeito Fábio Nunes (PT) decidiu levar a festa para os bairros ainda durante o São João, valorizando os artistas locais, além da contratação de atrações nacionais. Mas é no São Pedro que a cidade tem destaque entre os maiores festejos no estado, concentrando durante três dias de festa (28 a 30 de junho) grandes artistas e bandas de todo o Brasil, atraindo milhares de moradores e turistas da Bahia e de outros estados".

Já o secretário Municipal de Cultura e Turismo, Hamilton Duda, afirmou que o São Pedro é uma importante fonte de crescimento econômico. "O São Pedro é muito importante para movimentar e aquecer a economia local, gerando emprego e renda para o povo da Lapa, além de fomentar a cultura e o turismo na cidade.", disse Hamilton.

A cidade é famosa pela grande tradição de festas religiosas e aguarda milhões de pessoas de todos os cantos do Brasil durante o ano de 2024. "Bom Jesus da Lapa, também conhecida como a capital baiana da fé, tem a terceira maior festa religiosa do Brasil, com 333 anos de Romarias que devem atrair, em 2024, cerca de dois milhões de pessoas de todos os cantos do país ao longo do ano. Entre as várias celebrações, destacam-se as Romarias do padroeiro Bom Jesus da Lapa, em agosto e de Nossa Senhora da Soledade, em setembro", destaca a gestão municipal.

As celebrações da Romaria do Bom Jesus começam no dia 28 de julho e segue até o 05 de agosto com o novenário preparativo para o ponto alto da festa, no dia 06: "Nossa Senhora da Soledade é celebrada entre os dias 08 e 14 de setembro com o setenário em preparação para a festa principal no dia 15. A prefeitura de Bom Jesus da Lapa vai promover uma extensa programação artística e cultural durante as Romarias, para o entretenimento dos lapenses e romeiros.", completou.

Locais históricos e religiosos são o ponto forte do turismo na região, evidenciando atráves de grutas e santuários a beleza cultural da cidade.

Santuário do Bom Jesus da Lapa:

Santuário Bom Jesus da Lapa
Reprodução

O Santuário do Bom Jesus da Lapa é um local voltado a peregrinação para devotos da religião católica. O local foi descoberto há mais de 325 anos, funcionando em uma gruta.

Gruta dos Milagres:

Gruta dos Milagres
Reprodução

A Gruta dos Milagres tem 114 metros de comprimento e é cercada de pedras calcárias cristalizadas. No enorme salão desta gruta encontra-se a imagem de São Judas Tadeu.

Gruta de Belém:

Gruta de Belém
Reprodução

A Gruta de Belém faz parte do Santuário de Bom Jesus da Lapa e tem 50 metros de comprimento e cerca de 20 metros de largura.

Os locais costumam receber alta visitação de turistas e dividem a força do turismo da cidade em conjunto com as tradicionais festas de Nossa Senhora da Soledade e as celebrações da Romaria do Bom Jesus. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp