BNews Turismo

CEO da BRT Lounges fala ao BNews Turismo sobre perspectivas para o setor de salas VIP e anuncia novos investimentos

Divulgação
Aeroporto de Porto Seguro foi o primeiro no Brasil a receber uma sala VIP BRT Lounges  |   Bnews - Divulgação Divulgação
Rafael Albuquerque

por Rafael Albuquerque

[email protected]

Publicado em 03/05/2024, às 15h34



Resultado da joint venture entre o Grupo BRT e o empresário paranaense do turismo André Luiz Macias, a BRT Lounges entrou no disputado mercado de salas VIPs em aeroportos. O grupo escolheu o aeroporto de Porto Seguro, no Sul da Bahia, para inaugurar a primeira unidade. Outras três unidades estão previstas para os próximos meses com investimentos que, juntos, somam R$ 5 milhões.

Confira mais notícias da editoria BNews Turismo!

Apostando na expectativa de 5% de crescimento do setor aéreo em 2024, André Macias, CEO da nova empresa, diz que “o Brasil está iniciando a democratização das salas VIP e, por enquanto, apenas 15% dos viajantes são elegíveis para utilizá-las”. Para o próximo ano, os planos da BRT Lounges incluem mais R$25 milhões em investimentos para abrir outros 10 lounges. Mas, diz Macias, “nosso propósito é abrir salas VIP em todos os aeroportos em que a operação for viável, no Brasil e na América Latina”.

Em entrevista à editoria BNews Turismo, Macias explicou o motivo pelo qual o grupo escolheu Porto Seguro para estrear o negócio de salas VIP, fez projeções empolgantes para o setor e analisou o setor de turismo brasileiro na atualidade. Confira a entrevista na íntegra abaixo:

BNews Turismo: eu queria primeiro que você falasse por que a escolha da Bahia, de Porto Seguro, para você trazer esse investimento.

André Macias: Nós somos uma empresa nacional, uma empresa de 45 anos de marcado, que é o Grupo BRT. E quando a gente decidiu fazer esses investimentos em lounges, em salas VIP, saímos fazendo visitas técnicas em várias cidades do Brasil. O nosso DNA é o turismo. Eu estive em Porto Seguro a primeira vez em 2003 ou 2024, como turista. E quando eu voltei agora eu tive uma surpresa muito grande, com a Costa do Descobrimento, com aqueles 90km. A gente faz a visita técnica não só no aeroporto, mas em toda região. Quando eu fui olhar o entorno do aeroporto, fiquei encantado com o potencial do turismo de toda a região. Acho que Porto Seguro foi muito bem cuidada, foi muito preparada para o turismo. Eu fiquei encantado com aquela Costa do Descobrimento, eu posso falar de Porto Seguro, de Trancoso, Caraíva, Santo André. Eu não tinha dúvidas de que Porto Seguro era por onde a gente devia começar. Foi uma coincidência, porque foi por onde começou o Brasil, e a gente achou que deveríamos começar nosso segmento de lounges.

.

BNews Turismo: mas vocês tinham uma limitação de espaço no Aeroporto de Porto Seguro.

André Macias: Tínhamos um desafio muito grande lá porque o aeroporto não tem espaço físico, né? Diferentemente de todos os outros aeroportos que visitamos, que teria que fazer o que a gente chama de reforma, onde pegaria uma sala, faria uma reforma para adaptar ao objeto do negócio. Mas em Porto Seguro não tinha esse espaço físico, então a gente teve que pegar um terreno baldio, localizado no próprio aeroporto, e edificar uma área. Havia uma série de dificuldades por ser um lugar muito quente, então tinha que garantir dar qualidade ao passageiro, com um espaço com ar-condicionado, que ficasse bonito do lado de fora e prazeroso do lado de dentro. Então fizemos uma tenda, com um investimento arquitetônico muito grande, e o trabalho nos deixou cheios de orgulho, a aceitação está muito grande. O passageiro está elogiando bastante. Lógico que o elogio a gente comemora pouco. A gente acaba comemorando de uma forma muito mais singela em relação à proporção que a gente sofre com as críticas. Mas a gente está tendo um bom resultado, com uma equipe maravilhosa de colaboradores, todos com uma entrega e uma dedicação muito grande da equipe que nos enche de orgulho. Então, o motivo que nos fez escolher Porto Seguro é o potencial do destino turístico, que nos levou a fazer um investimento muito significativo.  

BNews Turismo: quanto foi o investimento feito na Sala VIP BRT Lounges em Porto Seguro?

André Macias: Foi um investimento próximo a R$ 3 milhões.

.

BNews Turismo: É uma preocupação de vocês também fazer com que a existência de serviços como o do BRT Lounges chegue a mais pessoas e que o grande público possa acessá-lo?

André Macias: veja bem, a sua pergunta nos dá a oportunidade de colocar que hoje não é só uma cultura do Brasil, mas uma cultura mundial que o acesso às salas VIP sejam benefício dos cartões de crédito do cliente. Posto isso, tem muita gente que não conhece, não tem acesso. Por outro lado, o produto BRT vem como origem a operadora de turismo, consolidadora e operadora de turismo. Então, são 45 anos que o grupo BRT tem 3.500 agência de viagens performando por ano 1,5 milhão de passageiros. Então, além dos cartões de crédito, que nós aceitamos, a gente está conversando com as agências de viagens para oferecerem ao seu passageiro o serviço de sala VIP. Além disso, tem aquele passageiro disposto a pagar para ter acesso à sala VIP.

BNews Turismo: mas vale a pena?

André Macias: Eu vou te fazer uma provocação: a nossa sala VIP hoje, para um casal, com open bar e open food, com permanência de 3 horas – no caso de Porto Seguro, tendo café da manhã com variedade de frutas, frios, tapioca, pão de queijo, e tendo no almoço a moqueca baiana de peixe, de banana da terra, além bebidas alcoólicas como uísque, gin, vinho, aperol, cachaça, vodka, e bebidas não alcoólicas, dentro de um ambiente aconchegante custa R$ 300, R$ 150 por pessoa. O turista que vai para esse destino com certeza tem condição de pagar, e com certeza é justo. Qualquer lugar que você for hoje, se você tomar uma garrafa de vinho, pedir uma moqueca, vai ser um valor maior que esse. Então, o passageiro que não tem o cartão de crédito ou não comprou através da agência de viagem, ele pode comprar direto na recepção. E tem uma procura muito grande. Três horas de open bar e open food num ambiente aconchegante por esse valor é uma boa pedida. Então, a gente tem procurado, de uma forma inovadora, democratizar as salas VIP no Brasil. Quando eu falo democratizar eu não quero dizer baixar a qualidade, eu quero ampliar o acesso, mas com qualidade elevada.

BNews Turismo: houve um diálogo com a prefeitura de Porto Seguro acerca da instalação do BRT Lounge na cidade e dos benefícios que o empreendimento vai proporcionar?

André Macias: a gente procura sempre criar uma relação com a concessionária, com o governo do estado, com a prefeitura para que a gente possa cumprir todos os requisitos. Além de gerar empregos, a gente mostra a importância instalação e o incremento do equipamento para o turismo, A gente traz um serviço VIP ao passageiro que muitas vezes é bastante exigente.

BNews Turismo: queria que você falasse um pouco da atuação da empresa no resto do Brasil.

André Macias: a empresa está em franca expansão. Inauguramos a primeira em Porto Seguro, e agora a gente tem Cuiabá, Sinop, duas salas em Confins. Acho que por responsabilidade só podemos divulgar depois de assinar o contrato, que muitas vezes demora. O que posso te assegurar é que estamos em obras e teremos muitas novidades em breve.

BNews Turismo: eu queria que você fizesse uma breve análise de como está o setor do turismo atualmente. Já podemos dizer que o setor se recuperou das dificuldades da pandemia?

André Macias: Dá para dizer que o setor de turismo está recuperado, sim. E em franca ascensão. Eu vejo o Brasil com potencial enorme, quando a gente fala do turismo doméstico. O país é um canteiro de obras de turismo, e de novidades, sejam resorts, hotéis, cruzeiros. Há uma oferta muito grande. Eu fico muito feliz de ver os aeroportos cheios, os voos cheios, a indústria do turismo, de forma geral, muito aquecida. O Brasil popularizou o turismo, democratizou o turismo. Eu fico muito feliz que a economia está aquecida e as pessoas têm viajado. A única coisa que temos que melhorar é que o custo está alto, o mercado tinha que regular isso, pois está muito caro para o brasileiro viajar até para dentro do Brasil. Acho que o mercado deve se adequar a médio prazo para crescer ainda mais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp