BNews Turismo

Com prejuizo no setor do turismo no RS após tragédia, trabalhadores temem desemprego; entenda

Divulgação / PMBG
O turismo no RS terá prejuízo incalculável de acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis  |   Bnews - Divulgação Divulgação / PMBG
Emilly Giffone

por Emilly Giffone

[email protected]

Publicado em 18/05/2024, às 13h02



Parte da economia do Rio Grande do Sul é movimentada pelo turismo. Mas após a tragédia que afetou a região nas últimas semanas, em média 200 mil pessoas que trabalham nos hotéis, restaurantes e meios de transporte temem o risco de perder o emprego. 

De acordo com informações divulgadas pelo site Brasil de Fato, a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/RS), que monitora o setor, afirma que os prejuízos são incalculáveis. O prejuízo estimado na Serra Gaúcha – Gramado, Canela e Nova Petrópolis é de pelo menos R$ 400 milhões. 

O técnico em hotelaria da ABIH/RS, José Justo, relatou que alguns poucos visitantes estão na Serra Gaúcha, local em que a viagem até lá durava duas horas e atualmente varia entre cinco ou seis. No acesso até a região há deslizamentos, desvios, alagamentos e vias de chão batido, tornando inviável fazer turismo.

Hotéis da região de gramado estão fechados, já que alguns bairros enfrentaram desmoronamentos. Sem hospedes, sem renda, consequentemente os empregados temem ficar desempregados. 

Segundo o secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, no município os meses de alta estação, junho e julho, ficarão sem arrecadar R$ 100 milhões. “São recursos que chegam através de turistas que vêm curtir nossa hotelaria e gastronomia e ver neve nem sempre provável", destacou. 

Outro impacto ressaltado por Ricardo é o fechamento do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre por tempo indeterminado. “A falta do aeroporto terá um impacto gigantesco, ainda mais porque não temos certeza da data de reabertura, por isso não podemos ficar parados esperando", lamentou o secretário.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp