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Em crise, Itapemirim pede suspensão de 16 linhas de ônibus interestaduais e afeta cidades baianas

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Medida foi aceita pela ANTT, começa a valer em 27 de janeiro e afeta cidades baianas  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 02/01/2022, às 14h29   Redação BNews



A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) atendeu ao pedido da Viação Itapemirim para suspender 16 linhas de ônibus interestaduais operadas pela empresa que pertence ao mesmo grupo dono da Ita, companhia área que cancelou todos os seus voos no último dia 17. Ao todo, 73 cidades - entre elas Salvador e Feira de Santana - atendidas pelas linhas de ônibus serão impactadas pela medida, que passa a valer no próximo dia 27, conforme portaria publicada no Diário Oficial da União.

As linhas que a empresa de transportes deixará de atender são:

Areia (PB) - Recife (PE)
Belo Horizonte (MG) - Recife (PE)
Brasília (DF) - Maceió (AL)
Cachoeiro de Itapemirim (ES) - Campos dos Goytacazes (RJ)
Caldas Novas (GO) - Maceió (AL)
Feira de Santana (BA) - Fortaleza (CE)
Recife (PE) - Barra do Garças (MT)
Recife (PE) - Curitiba (PR)
Recife (PE) - Foz do Iguaçu (PR)
Recife (PE) - Rio de Janeiro (RJ)
Recife (PE) - São Paulo (SP)
Rio de Janeiro (RJ) - Teresina (PI)
Salvador (BA) - Sobral (CE)
São Paulo (SP) - João Pessoa (PB)
São Paulo (SP) - Santa Cruz do Capibaribe (PE)
Teresina (PI) - Belém (PA)

Atualmente a Itapemirim opera em 482 cidades, segundo a ANTT. O fim dessas 16 linhas vai resultar em uma redução de aproximadamente 15% do mercado de atuação da empresa no transporte rodoviário.

Quem comprou o bilhete de passagem para data posterior a 27 de janeiro em alguma dessas linhas poderá solicitar junto à empresa o reembolso do valor pago, explica a ANTT. Ele também poderá, se preferir, e caso haja disponibilidade, remarcar o bilhete de passagem, sem ônus, na mesma categoria de serviço.

Crise no Ar

O grupo Itapemirim também é dono da companhia aérea ITA (Itapemirim Transportes Aéreos) que, no último dia 17, suspendeu todos os seus voos, deixando milhares de passageiros sem transporte.

A empresa tinha 513 voos programados que partiriam dos aeroportos de Guarulhos (SP), Galeão (RJ), Brasília (DF), Recife (PE), Salvador (BA), entre outros. No dia 28/12, o Procon-SP assinou um acordo com a companhia para reembolso em até 10 dias dos consumidores prejudicados.

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