BNews Turismo

Turismo na Bahia é o único do Nordeste a ultrapassar os níveis pré-pandemia

Divulgação / nathsegato - Pixabay
Turismo baiano vem contribuindo para a recuperação da economia do Estado  |   Bnews - Divulgação Divulgação / nathsegato - Pixabay

Publicado em 13/07/2022, às 05h36 - Atualizado às 05h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

O turismo na Bahia tem contribuído para a recuperação da economia do estado. Segundo dados do IBGE analisados ​​pela Fecomércio-BA, o setor teve alta de 45,8% em maio de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado e 20,7% em relação à mesma época de 2019.

"Dos três estados da região Nordeste pesquisados pelo IBGE, somente a Bahia se recuperou do pré-pandemia, enquanto o volume de atividades turísticas do Ceará ainda está -9,3% abaixo e o de Pernambuco, 2,6% inferior a maio de 2019", destaca o consultor econômico da Fecomércio-BA, Guilherme Dietze.

O turismo contribui para o desenvolvimento da indústria geral de Serviços na Bahia. Em maio, foi registrada uma alta de 4%. No entanto, a variação foi inferior à metade da média nacional de 9,2%.

A maior variação neste mês foi no grupo de Serviços Prestados às Famílias, que foi de 64,1% no contraponto anual, superando em 23% os níveis pré-pandemia. Este grupo inclui os seguintes serviços: hospedagem, alimentação, entretenimento, etc.

A segunda maior elevação no mês foi de Transportes (8%). "Parte, evidentemente, está ligada ao turismo quando se trata de transporte aéreo e rodoviário. Porém, há uma parcela que trata do transporte de carga que também tem crescido", justifica o economista da Federação, Guilherme Dietze.

No caminho inverso, o destaque vai para Outros Serviços com queda de 51,9%. De acordo com Dietze, "neste caso, contudo, é difícil saber quem está puxando, pois são inúmeros setores, tais como o de compra e venda de imóveis, passando por reparação de veículos e motocicletas, até coleta de resíduos e atividades relacionadas a esgoto".

Outra variação negativa foi a dos Serviços de Informação e Comunicação (-8,9%) face ao ano.

"Esse desempenho não é de todo ruim, até porque foi um segmento que se beneficiou ao longo da pandemia. Ou seja, a base de comparação está mais elevada", pontua o economista.

Ainda assim, o consultor econômico salienta que, de maneira geral, "os serviços seguem sua trajetória de recuperação na Bahia, com um motor importante neste momento do turismo. Embora haja uma inflação nesse setor, sobretudo das passagens aéreas, a tendência é de continuidade de crescimento nos próximos meses".

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp