BNews Agro

Após autorização, Rio Grande do Norte passa a exportar bananas para o Egito

Após autorização, Rio Grande do Norte passa a exportar bananas para o Egito  |  Arquivo/Agência Brasil

Publicado em 05/10/2022, às 11h03   Arquivo/Agência Brasil   Redação BNews

A partir de agora, o Rio Grande do Norte passará a exportar a banana produzida no estado para o Egito. Isso porque, o governo recebeu, na última segunda-feira (3), um parecer favorável para a atividade. De acordo com o G1, o documento emitido pela República Árabe do Egito foi enviado ao Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) do RN.

O Ministério da Agricultura e o Idiarn já haviam participado, no mês de agosto, de uma auditoria técnica em conjunto com uma equipe de produtores de banana do Egito. O encontro aconteceu nas cidades de Assú e Ipanguaçu, onde foram verificadas as condições de cultivo, bem como a possibilidade ocorrência de pragas quarentenárias, também conhecidas como “mal-do-Panamá” e “Sigatoka Negra”.

Na ocasião, a equipe técnica egípcia também analisou a forma como o plantio é processado, além da colheita e processamento do fruto e embalagem. A Atividade garantiu, ainda, a adoção de estratégias para a garantia do processo de importação.

Para que as bananas produzidas no Rio Grande do Norte sejam exportadas para o país africano, será obrigatório habilitar a casa de embalagem pelo Instituto de Defesa e Inspeção do RN.

Além disso, será necessário que as frutas estejam livres de restos de solo e plantas, e que as cargas sejam inspecionadas para comprovação de que não correm o risco de contrair pragas. Sendo assim, será permitida a emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) pelo Idiarn, que possibilita a liberação do Certificado Fitossanitário Internacional (CFI), emitido pelo Mapa. Após esse procedimento, a carga é acompanhada até o seu destino.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Egito exportação Banana bnews bnews agro

Leia também


Agro doa 21 vezes mais para candidatos do PL de Bolsonaro que para PT de Lula


CMN aumenta prazo para análise de pedidos ao Proagro