BNews Agro

Liderança feminina e sustentabilidade no agro são pautas no Agrotalk Experience

Aumentam as posições de destaque das mulheres no segmento agro  |  Divulgação

Publicado em 08/12/2023, às 10h00   Divulgação   Cadastrado por Verônica Macêdo

A liderança feminina e a sustentabilidade no agronegócio caminham juntas. Mulheres estão ocupando cada vez mais posições de destaque dentro e fora da porteira, trazendo uma perspectiva única, contribuindo para a implementação de práticas sustentáveis nas produções e na construção de um setor mais equilibrado e responsável. E é em busca de fomentar, também, esses temas, que ocorre, no dia 11, o Agrotalk Experience, em São Paulo (SP).

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Reunindo entre seus convidados líderes do agronegócio brasileiro e produtores rurais de diferentes regiões, o evento tem como objetivo proporcionar uma experiência completa para negociações, networking e troca de conhecimentos por meio de uma atmosfera integrativa entre agronegócio, tecnologia, mercado financeiro, moda e arquitetura.

Tendo como tema central o “Agronegócio brasileiro na vanguarda da produção sustentável”, o Agrotalk Experinece também abre espaço para questões relacionadas à liderança feminina no setor. Os destaques entre os participantes dos painéis são a cofundadora do Grupo Progresso e líder do grupo Mulheres de Fibra, Ani Sanders, e a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami.

Gaúcha e produtora rural desde que chegou ao Piauí, em 2001, Ani e sua família têm feito investimentos e inovações no desenvolvimento da atividade agrícola por meio do Grupo Progresso, que atua em busca de produções mais tecnológicas, aliadas à responsabilidade social e ambiental. Além disso, a produtora é líder no Mulheres de Fibra, movimento de valorização feminina, pautado na diversidade, equidade, inclusão e integração entre as mulheres do campo e da cidade.

Com a pauta “Agro e Transformação: como o Agro colabora para a transformação da realidade”, Ani trará suas percepções, vivências e visão de futuro sobre as mudanças que o setor já promove e, principalmente, as que ainda pode promover.

“Estamos em um momento muito importante para o desenvolvimento de um agro forte e sustentável e o protagonismo feminino no setor vem para fortalecer os elos da cadeia produtiva. As mulheres se unem por causas nobres, se envolvem e querem dividir o seu conhecimento e as boas práticas que aplicam no dia a dia. O agro está mudando e é tempo de se conectar”, detalha Ani.

Ani acrescenta que considera o formato do Agrotalk Experience uma inovação, um modelo de como a comunicação no agro precisa ser tratada, na sua essência e com assertividade por pessoas que atuam na cadeia produtiva. “E eu estarei lá mostrando o que eu vivo hoje junto ao Instituto Cultivar Progresso e ao grupo Mulheres de Fibra, que caminham no sentido de motivar, integrar e buscar soluções para as áreas de educação e social, além de projetos de valorização do algodão da nossa região”.

Já com uma visão mais voltada ao universo corporativo, a diretora de Sustentabilidade da Cargill na América do Sul, Leticia Kawanami, traz o tema “Cargill e a jornada da sustentabilidade do produtor rural”. Mulher, em cargo de liderança e atuando em uma das maiores empresas voltadas ao agro, a executiva ressalta a importância do evento para estes cenários.

“O agronegócio está em um momento histórico: muitas transformações ocorrendo ao mesmo tempo e maior proximidade com consumidores e públicos que estão além da porteira. Ter uma atitude conectora tem sido fundamental neste cenário. Essa é uma proposta da Cargill: conectamos agricultores com mercados, clientes com ingredientes e famílias com o essencial do dia a dia. O evento tem esse potencial para também conectar pessoas, setores e projetos, e é essa nossa proposta para as conversas que queremos ter. O fato de termos cada vez mais lideranças femininas é outra conquista a ser celebrada, justamente porque as mulheres costumam ter esse perfil de conectoras e essa qualidade é muito bem-vinda neste momento!”, frisa Letícia.

A diretora de Sustentabilidade ressaltou ainda o compromisso da Cargill em, até 2030, ter 50% dos cargos de liderança ocupados por mulheres. “Hoje, temos 36% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, e isso é reflexo destas transformações que mencionei e de uma conscientização cada vez maior da sociedade em geral em torno das temáticas de diversidade, equidade e inclusão. É evidente que vem crescendo o número de mulheres liderando o agro e muito interessadas em tecnologia, inovação e sustentabilidade. Elas têm uma visão de longo prazo do negócio e vêm a sustentabilidade como forma de garantir o sucesso do negócio para futuras gerações. Hoje vemos um período forte de sucessão familiar e muitas mulheres vêm assumindo a liderança na família principalmente destes temas”, finaliza.

Além das contribuições de Ani Sanders e Leticia Kawanami, o Agrotalk Experience contará com as participações do ex-CEO da John Deere e embaixador do Agro, Paulo Herrmann, que abordará “Potencial, desafios e oportunidades do agro brasileiro”; o presidente do Sindicato Rural de Ribeirão Preto e da Assovale – Associação Rural Vale do Rio Pardo, Paulo Junqueira, que discorrerá sobre “Representatividade do Agro e produção sustentável” e com o chefe geral da Embrapa Territorial, Gustavo Spadotti, que falará sobre “Pesquisa e inovação para expansão produtiva sustentável”.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags mulheres sustentabilidade agronegócio embrapa agro liderança feminina Agrotalk Experience

Leia também


Seca no Amazonas alerta sobre necessidade de investimento em fontes hídricas alternativas


Maior comunidade alimentar do mundo expande programa de aceleração para startups brasileiras; entenda