BNews Agro

Método da Embrapa transforma dejetos de porcos em energia elétrica e água de reúso; saiba como

Método minimiza o impacto ambiental nas fazendas  |  Divulgação / Freepik

Publicado em 20/11/2023, às 12h31 - Atualizado às 12h51   Divulgação / Freepik   Cadastrado por Verônica Macêdo

Novo sistema, criado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) transforma os dejetos de porcos em energia elétrica e água de reúso.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Denominado de Sistema de Tratamento de Efluentes da Suinocultura (Sistrates), o método também converte os resíduos em adubo”, conforme explica reportagem do g1.

“Ele foi instalado em uma granja no município de Videira, em Santa Catarina (SC), e teve um custo de cerca de R$ 3,5 milhões”, revela a reportagem.

Segundo  a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, o processo se baseia na separação física dos sólidos grosseiros e partículas discretas, seguida da biodigestão anaeróbia para remoção do carbono, remoção biológica do nitrogênio, e remoção química do fósforo.

Ele pode ser aplicado de maneira modular de acordo com as necessidades da granja, ou seja, módulo BIO + módulo N + módulo P).  

"A geração de biogás obtida no módulo BIO pode ser utilizada como fonte de calor ou energia elétrica, reduzindo o requisito energético externo ao sistema produtivo. O fósforo extraído é de alta pureza e apresenta um bom valor fertilizante. A eficiência de remoção de nitrogênio neste sistema é superior a 88%", explica o órgão.

De acordo com a Embrapa, o processo minimiza o impacto ambiental nas fazendas, reduzindo-se a área de solo necessária para disposição e possibilitando o lançamento do efluente final em corpos hídricos receptores.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no Youtube!

Classificação Indicativa: Livre


Tags sistema fazendas energia elétrica agronegócio dejetos solo embrapa porcos impacto ambiental método agropecuária agro suíno reaproveitamento reúso de água Tratamento de Efluentes da Suinocultura

Leia também


Análise biológica de solo impulsiona a agricultura regenerativa; entenda


Saiba em quais estados brasileiros o desmatamento emite a maior parte de gases de efeito estufa