Cidades

Acusados de matar ex-dançarino Marcelo Tosta vão a júri popular

O crime aconteceu no dia 3 de novembro de 2016, durante uma festa na casa de shows Coliseu  |  Reprodução

Publicado em 26/09/2017, às 08h31   Reprodução   Adelia Felix

A juíza Gelzi Maria Almeida Souza, da 1ª Vara do Tribunal do Júri, em Salvador, decidiu que serão julgados por júri popular os acusados de matar o ex-dançarino Marcelo Tosta Santos, 36 anos, durante uma festa na casa de shows Coliseu, na orla da capital baiana. O fato aconteceu no dia 3 de dezembro de 2016.

O crime teve participação de dois integrantes da Guarda Municipal de Salvador, Ricardo Luiz Silva da Fonseca, acusado de ser autor dos disparos, que está preso, e Naílton Adorno do Espírito Santo, acusado de coautoria, que responde em liberdade. O caso foi analisado pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) após ação do Ministério Público da Bahia (MP-BA).

Segundo a juíza, o enquadramento dado pelo MP “é o bastante para sujeitar o feito ao procedimento estabelecido para primeira fase do processo escalonado do Tribunal do Júri. Esta primeira parte se inicia com o oferecimento da denúncia e se encerra com a sentença de pronúncia”.

A juíza argumenta também que, “pelos elementos colhidos, verifica-se a existência de indícios suficientes para admitirmos a denúncia e submetermos os acusados ao veredito popular, por se tratar, supostamente, de prática de homicídio - crime doloso contra a vida - cuja competência para julgamento é do Tribunal do Júri”.

De acordo com relato da magistrada, o júri também vai decidir também sobre a existência ou não da qualificadora do recurso que impossibilitou a defesa da vítima. “Há suspeita de que a vítima não teve oportunidade de esboçar qualquer gesto de defesa, em razão de ter sido colhida de surpresa, sendo atingida por diversos tiros enquanto estava imobilizada e quando também estava ferida e prostrada ao solo”, relata.

Ainda em sua decisão, ela manteve os regimes prisionais dos réus. 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Salvador Justiça ministério público da Bahia coliseu guarda municipal de salvador júri popular marcelo tosta Ricardo Luiz Silva da Fonseca Naílton Adorno do Espírito Santo Gelzi Maria Almeida Souza