Cidades

Comissão da OEA avalia garantia de direitos humanos no Quilombo Rio dos Macacos

A necessidade da intervenção do órgão internacional se deve à disputa de território entre as 85 famílias da comunidade e a Marinha do Brasil há cerca de seis anos  |  Reprodução Agência Brasil

Publicado em 07/11/2018, às 22h37   Reprodução Agência Brasil   Redação BNews

Representantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) visitaram, nesta quarta-feira (7), o Quilombo Rio dos Macacos, no município de Simões Filho. O objetivo da vistoria é verificar como está a garantia dos direitos humanos da população no local, além de colher relatos.

A necessidade da intervenção da OEA se deve à disputa de território entre as 85 famílias da comunidade e a Marinha do Brasil há cerca de seis anos. A avaliação da CIDH será consolidada em um relatório que apontará casos de discriminação, vulnerabilidade e exclusão social dos quilombolas. O documento será encaminhado para o governo e os representantes também se reunirão com autoridades nos níveis federal, estadual e local.

Além da Bahia, outros estados como Pará, Rio de Janeiro, Roraima e São Paulo receberão membros da comissão. Na próxima segunda-feira (12), ela deverá apresentar o balanço nacional com avaliações sobre discriminação, desigualdade, pobreza, institucionalidade democrática e políticas públicas. Comunidades e povos indígenas também serão observados pela equipe.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Direitos Humanos quilombo rio dos macacos OEA