Cidades

Pedro Alexandre: Situação de açude municipal e de três barragens são investigadas pelo MP

Barragem do Quati, construída em 2000 e que represava água do Rio do Peixe para o período de estiagem do município, rompeu no dia 11 de julho deste ano  |  Governo da Bahia

Publicado em 16/10/2019, às 08h57   Governo da Bahia   Adelia Felix

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou três inquéritos civis para investigar o estado de conservação e condições de segurança de um açude municipal e de três barragens, a Lagoa Grande, Gameleira I e II, na cidade de Pedro Alexandre, no Nordeste do estado. Segundo o órgão, um dos objetivos dos procedimentos é “adotar medidas que possam garantir a integridade estrutural e operacional do equipamento e a preservação da vida, saúde, propriedade e meio ambiente”.

A barragem do Quati, construída em 2000 e que represava água do Rio do Peixe para o período de estiagem do município, rompeu no dia 11 de julho deste ano. O equipamento não aguentou o volume de água. Não houve mortos ou feridos.

Segundo a Superintendência de proteção e Defesa Civil da Bahia, com as fortes chuvas, açudes menores próximos entraram em colapso e encheram a barragem do Quati. O município mais afetado foi Coronel João de Sá, que fica em altitude mais baixa que Pedro Alexandre.

Pelo menos 14,4 mil pessoas foram afetadas com a inundação (quase toda a população de Coronel de Sá, que tem cerca de 17 mil habitantes). Entre elas, há quem precisou sair de casa e quem perdeu bens.

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia MP-BA pedro alexandre quati