Cidades

Festa que vítimas de Madre de Deus participavam não foi informada à Marinha

Pessoas que estavam em embarcação voltavam de festa Madre Verão 2024  |  Nilson Marinho/BNews

Publicado em 22/01/2024, às 12h39   Nilson Marinho/BNews   Nilson Marinho e Sanny Santana

As vítimas do naufrágio ocorrido em Madre de Deus estavam voltando de uma festa que sequer era de conhecido da Marinha. Foi o que revelou Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, da Capitania dos Portos da Bahia, durante coletiva realizada nesta segunda-feira (22). 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp.

Os acidentados participavam da tradicional festa Madre Verão, que aconteceu na Ilha de Maria Guarda, e precisa de autorização da Marinha para acontecer. Especula-se que havia uma quantidade maior de pessoas do que era permitido na embarcação, no entanto, a Capitania dos Portos ainda não confirma o número. O transporte só poderia levar 10 pessoas mais o tripulante, contudo, testemunhas afirmam que havia entre 19 e 25 pessoas no local.

"Fica difícil precisar quantas pessoas tinham na embarcação. A informação que nós temos é que há dois desaparecidos, esse é nosso principal foco", declarou o Capitão de Mar e Guerra.

Fora o piloto, que é dono da embarcação, foram registrado, até o momento, dois desaparecimentos. As vítimas estão sendo procuradas pelo Terminal de Madre de Deus e região com a ajuda de mergulhadores e do Grupamento Aéreo da PM (GRAER).

Ainda de acordo com o capitão, apesar de a embarcação estar com documentação regular, não havia autorização para o transporte de passageiros. A embarcação, denominada "Gostosão FF", estava inscrita na Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) na classe "saveiro", para "emprego exclusivamente na atividade de esporte e recreio". 

A perícia da Marinha deve terminar até, no máximo, terça-feira (23), já que o inquérito do caso precisa ser enviado ao Tribunal Marítimo em até 90 dias.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia acidente madre de deus Marinha capitania dos portos embarcação

Leia também


Vídeo mostra momento de socorro à vítima de naufrágio em Madre de Deus


Embarcação que naufragou em Madre de Deus não podia transportar passageiros


Confirmada sexta morte no naufrágio de embarcação em Madre de Deus


Hiago Danadinho e banda prestaram socorro às vítimas do naufrágio em Madre de Deus