Cidades

STJ nega recurso contra suspensão da ‘Guerra de Espadas’ em Senhor do Bonfim

STJ nega recurso da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim, que pretendia manter a tradicional ‘Guerra de Espadas’ no município baiano  |  Reprodução / Facebook

Publicado em 29/06/2022, às 09h49   Reprodução / Facebook   Redação / BNews

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) negou o recurso da Associação Cultural dos Espadeiros de Senhor do Bonfim, que pretendia manter a tradicional ‘Guerra de Espadas’ no município baiano.

A Associação recorreu contra uma decisão liminar do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), que havia suspendido os efeitos do habeas corpus preventivo, que autorizava a realização da ‘Guerra’ em três ruas da cidade.

A decisão do STJ, expedida no dia 24 e publicada hoje, atende a recomendação do Ministério Público (MP) estadual. Pelo texto do MP, a Prefeitura precisa adotar medidas que proíbam a utilização de espadas juninas na cidade, junto com órgãos como a Polícia Civil, Militar e Rodoviária.

Na decisão, o Ministro do STJ Ribeiro Dantas destacou que “não é plausível a concessão de salvo-conduto à coletividade bonfinense para que possa desrespeitar decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) que proíbe a celebração da ‘Guerra de Espadas’, impedindo a atuação legítima estatal para coibir o uso e porte dos explosivos”.

 

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre


Tags STJ suspensão recurso senhor do bonfim guerra de espadas Em contra nega da

Leia também


Carro na contramão se envolve em acidente na BR 324


Homem com dois mandados de prisão em aberto por homicídio é localizado pela PRF em Feira


Homem morre após ser atingido por máquina no Porto de Aratu