Copa do Mundo

Câmara dos Deputados limita poderes da Fifa e do COI

A MP 527 cria regras especiais nas licitações das obras da Copa e Olimpíadas  |  

Publicado em 29/06/2011, às 09h52      Redação Bocão News e Agências

A Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o Comitê Olímpico Internacional (COI) não terão mais amplos poderes na definição dos gastos das obras para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. A alteração foi feita na noite desta terça-feira (28), na votação da medida provisória  (MP) 527 que cria as regras especiais de licitação para obras dos dois eventos, o chamado Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC). 
 
A medida provisória tem prazo de validade até o dia 14 de julho. Nesse período, para ela não perder sua validade, a MP precisará ser aprovada pelo Senado. Se o texto for alterado pelos senadores, ela terá que retornar à Câmara para nova votação.
 
Graças a um acordo de lideranças da base governista e da oposição, os deputados fizeram três alterações no texto que já havia sido aprovado, sendo duas para dar transparência ao texto.

Uma delas deixa mais claro o acesso dos órgãos de controle interno e externo – Tribunal de Contas da União, Ministério Público da União e Controladoria-Geral da União - que terão mais informações sobre as estimativas de preços do governo para as obras a serem licitadas.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bocão News fifa Câmara Federal COI MP 527