Coronavírus

Itaparica e Vera Cruz: População reclama de falta de informação sobre atendimento para Covid-19

Moradores afirmam que não há uma orientação precisa sobre para onde se dirigir diante das suspeitas de contaminação   |  Mateus Pereira/GOVBA

Publicado em 14/04/2020, às 12h50   Mateus Pereira/GOVBA   Samuel Barbosa

No último sábado (11), o município de Vera Cruz confirmou o primeiro caso de Covid-19. A informação foi passada através das redes sociais da prefeitura e por meio de um áudio do prefeito Marcus Vinícius (MDB), compartilhado através de aplicativo de mensagem. A paciente é do sexo feminino e está em isolamento domiciliar. 

Para evitar a propagação do coronavírus, as autoridades de saúde têm indicado o isolamento social, o que nem sempre é acatado pela população, e segundo relatos de moradores, nas Ilhas de Itaparica e Vera Cruz não tem sido diferente. 

O fato é que após a confirmação desse primeiro caso em Vera Cruz, a população tem se mostrado bastante preocupada com as incertezas em torno da proliferação do vírus pela região. Em mensagens encaminhadas à nossa redação na manhã desta segunda-feira (13), moradores afirmam que não há uma orientação precisa sobre para onde se dirigir diante das suspeitas de contaminação. 

"Até sábado não tinha caso confirmado, então teve um tiroteio pandêmico político envolvendo a prefeita de Itaparica, o prefeito de Vera Cruz e o governador do Estado. O foco é o centro de referência regional aqui. Ilha de Vera Cruz é uma e a Ilha de Itaparica é outra, então o governador vai pra lá, vem pra cá, já escolheu três vezes onde vai ser esse centro de referência e hoje não se sabe ainda oficialmente onde vai ser”, disse o jornalista Victor Vargas, editor-chefe do Blog da Ilha de Itaparica, em conversa com o BNews.

Ainda de acordo com Vargas, extraoficialmente o atendimento deve ser no Hospital Geral de Itaparica. “Era no CAPS de Itaparica que não foi inaugurado ainda, depois o governador jogou aqui pro Hospital Maria Amélia que tem uma série de deficiências, e agora por fim, extraoficialmente vai ser no Hospital Geral de Itaparica que fica na beira da estrada, exatamente entre Itaparica e Mar Grande. Nós estamos questionando o governo do estado e as prefeituras e ninguém sabe de nada”, ressalta.

O jornalista ainda acrescenta: “O vírus já é uma realidade na ilha, o governado disse que o centro vai atender além das ilhas, Salinas, Jacuípe, Nazaré, Valença, e quando você reúne isso tudo dá mais de 150 mil habitantes. O que vai ser instalado nesse hospital? Quantos leitos vão ser oferecidos? Qual o recurso humano? Enquanto isso o pessoal aqui fica em rede social disparando fake News”

Posicionamento das prefeituras e da Sesab

Ao BNews, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) confirmou que a unidade de referência na Ilha de Itaparica será o Hospital Geral de Itaparica.

Por telefone, a assessoria de imprensa da prefeitura de Vera Cruz disse que foi feito um card educativo para informar a população sobre como proceder diante dos sintomas apresentados. Caso haja coriza, febre, tosse e falta de ar, o paciente deve procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) imediatamente. 

Já a prefeitura de Itaparica, disse por meio de nota que os pacientes com sintomas leves da Covid-19, a prefeitura orienta que procurem as Unidades de Saúde e os que tiverem sintomas mais graves devem se dirigir ao Hospital Geral de Itaparica.  

A Prefeitura de Itaparica informa que preparou uma verdadeira força tarefa para o enfrentamento do coronavírus desde que teve-se notícia da  pandemia no país. Todos os setores da administração estão mobilizados sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde. A prefeitura montou uma equipe volante, que circula todo município, atendendo nas residências, inclusive para averiguar informações oriundas de denúncias. Os medicamentos que são distribuídos regularmente aos idosos nos postos passaram a ser entregues em suas residências em quantidade para 60 dias de uso, para evitar a saída destes de suas residências. Da mesma forma, as vacinas para os idosos também foram feitas em domicílio. Outra medida da prefeitura que tem tido resultado foi a implantação de três equipes de fiscalização que atuam nos três turnos com a participação da Guarda Municipal e Polícia Militar, que atuam fazendo blitzen para impedir aglomerações, munidos com termômetro digital, no comércio e nas barreiras do Ferry Boat, em Bom Despacho. A Prefeitura orienta que os pacientes com sintomas leves estão sendo atendidos nas Unidades de Saúde e os que tiverem sintomas mais graves devem se dirigir ao Hospital Geral de Itaparica. Boletins diários estão sendo divulgados para monitorar a população sobre os números na cidade. Até agora, Itaparica teve sete casos de pacientes suspeitos, os quais tiveram materiais coletados e enviados ao Lacen. Todos testaram negativos. 

A Prefeitura de Itaparica segue atuando de maneira intensa no enfrentamento ao novo coronavírus. Medidas sociais também estão sendo feitas, como a distribuição de cestas básicas para estudantes da rede municipal, bem como nas residências da população em situação de vulnerabilidade social. Esquipes do Centro de Atendimento Pisicossocial (CAPS) também estão visitando os pacientes que fazem tratamento intensivo. A prefeita Marylda também publicou decretos restritivos para evitar aglomerações e a proliferação do vírus.

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Ilha de Itaparica Vera Cruz coronavírus