Coronavírus

Bolsonaro destinará R$ 20 bilhões para compra da vacina e diz que população terá que assinar 'termo de responsabilidade'

  |  Marcos Corrêa/PR

Publicado em 15/12/2020, às 07h39   Marcos Corrêa/PR   Redação Bnews

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que possui uma Medida Provisória pronta que destina R$ 2 bilhões para compra de vacinas da Covid-19. A expectativa é que ele assine o documento nesta  terça-feira (15).

Durante o anúncio feito em conversa com apoiadores no Palácio da Alvorada na noite da segunda-feira (14), o presidente citou revelou que quem quiser tomar a vacina precisará assinar uma espécie de “termo de responsabilidade” assumindo o risco de possíveis efeitos colaterais.

“Tem outra medida provisória talvez amanhã. Não é obrigatório, vocês vão ter que assinar termo de responsabilidade para tomar. Porque a Pfizer, por exemplo, é bem clara no contrato: ‘nós não nos responsabilizamos por efeitos colaterais’ Tem gente que quer tomar, então toma, a responsabilidade é tua. Se der algum problema aí, espero que não dê…”, comentou o presidente. 

Embora não defenda a vacinação obrigatória, no início deste ano, Bolsonaro assinou uma lei que autoriza a realização “compulsória de vacinação e outras medidas profiláticas” para enfrentamento da emergência de saúde pública. 

Ele voltou a defender medicamentos ineficazes para o tratamento contra a Covid-19 e reclamou do uso de máscaras. “Quem está pegando agora é quem ficou em casa. E outra, esse vírus vai viver conosco até morrer”, completou.

Leia também

Bolsonaro edita decreto que facilita criação de peixes no país

Maioria isenta Bolsonaro por mortes na pandemia, diz pesquisa Datafolha

Bahia registra 2.465 novos casos de Covid-19; 25 óbitos foram contabilizados nas últimas 24 horas

Classificação Indicativa: Livre


Tags vacina compra bolsonaro Termo compromisso bnews coronavírus