Coronavírus

Ômicron: Variante pode indicar fim da pandemia em 2022, diz epidemiologista

Pedro Hallal acredita que o fim da pandemia pode vir após o surgimento da nova cepa  |  Kátia Helena Dias / UFPel

Publicado em 07/01/2022, às 19h47   Kátia Helena Dias / UFPel   Redação BNews

O epidemiologista Pedro Hallal disse, em entrevista ao programa UOL News nesta sexta-feira (7), que o surgimento da variante ômicron, do coronavírus, pode indicar o fim da pandemia em 2022.

"Eu tenho dito e sustento essa posição, pelo menos por enquanto: 2022 é o último ano da pandemia. Embora todos nós pesquisadores, sabendo da responsabilidade das nossas opiniões, estejamos tendo cuidado para ver esse lado positivo da ômicron, a verdade é que ele existe."

Hallal explica que existe a chance de que a cepa seja o primeiro passo para que a covid-19 se torne uma doença endêmica (comum) e não mais epidêmica ou pandêmica. "Estamos falando de uma contaminação muito rápida, sem gravidade tão grande e isso é uma característica que pode fazer com que essa doença passe a conviver entre nós assim como outras."

Leia também: Em constante alta, Bahia registra 1.334 casos de Covid-19 e 20 óbitos em 24 horas

Mundo se aproxima de média de 2 milhões de casos de Covid por dia

Presente de Natal

A fala de Pedro Hallal vai ao encontro com o que disse, em dezembro, o também epidemiologista Karl Lauterbach, ministro da Saúde da Alemanha. Ele definiu a ômicron como um "presente de Natal".

“Esse movimento estaria de acordo com a evolução da maioria dos vírus respiratórios e é bom que o coronavírus tenha chegado a esse ponto”, afirmou Lauterbach.

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão!

Classificação Indicativa: Livre


Tags bnews covid Ômicron fim da pandemia