Justiça

Desembargadora Sara Brito se aposentará no próximo dia 26

Publicado em 18/04/2015, às 18h59   Ascom   Redação Bocão News (twitter: @bocaonews)

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Sara Brito, irá se aposentar compulsoriamente no próximo dia 26. A juíza, que foi homenageada pelo Tribunal Pleno na sexta-feira (17), completou 30 anos de magistratura. 
 
“Levarei comigo os momentos felizes; não os momentos de desacordo”, confessou a desembargadora, acrescentando que, na sua concepção, “tudo se acaba; absolutamente se acaba”. A decana do TJ Bahia, desembargadora Silva Zarif, disse que palavras não bastavam “para medir a falta que a ilustre colega fará a este Tribunal”.
 
Ainda na ocasião, o desembargador Augusto de Lima Bispo falou sobre a trajetória de Sara Brito. “Principal líder feminista do movimento estudantil, virou referência por seu comportamento destemido”, disse o desembargador, referindo-se à atuação da então aluna do curso de Direito, na Universidade Federal da Bahia (Ufba). 
 
Trajetória 
 
Natural de Itapicuru, cidade a cerca de 250 quilômetros da capital baiana, Sara Brito ingressou na Faculdade de Direito da Ufba em 1964, mas teve sua matrícula cassada pelo AI-5, e veio a concluir o curso em 1969, pela Faculdade Cândido Mendes, no Rio de Janeiro. Em abril de 1981 a bacharela Sara Brito ingressou na magistratura baiana e, quase três décadas depois, por merecimento, foi nomeada desembargadora, em decorrência da aposentadoria do desembargador Raimundo Antônio de Queiroz.
 
A desembargadora presidiu o Tribunal Regional Eleitoral de 2012 a 2014. No Tribunal de Justiça, a desembargador Sara de Brito ocupa a 1ª Câmara Cível, ao lado dos magistrados Silvia Zarif, Maria da Graça Osório Pimentel Leal, Augusto de Lima Brito e Lidivaldo Reaiche Raimundo de Britto. Também participaram da sessão de despedida a desembargadora Maria da Purificação da Silva e os juízes convocados Rolemberg José Araújo Costa e Pilar Celia Tobio de Claro.
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags Bahia Justiça desembargadora tribunal sara brito