Justiça

Eleição: Pleno do TJ-BA impugna candidatura à presidência de Rosita Falcão

Publicado em 13/11/2015, às 16h21   Vagner Souza // Bocão News   Redação Bocão News (Twitter: @bocaonews)

O pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) decidiu por maioria nesta sexta-feira (13) impugnar a candidatura à presidência da desembargadora Rosita Falcão. 
 
A decisão do pleno veio depois do pedido de impugnação feito pelo atual presidente do tribunal, desembargador Eserval Rocha. Ele argumentou que Rosita Falcão não integrava a lista dos cincos desembargadores mais antigos do órgão.
 
Com esta decisão, agora apenas os desembargadores José Olegário Caldas, Ivete Caldas e Maria do Socorro postulam o cargo de presidente. A eleição acontece na manhã da próxima sexta-feira (20).
 
Discórdia 
 
A relação entre a desembargadora Rosita Falcão e o presidente Eserval Rocha não é das melhores. Em julho do ano passado,  Rosita acusou Eserval de patrocinar denúncias anônimas contra ela no Conselho Nacional de Justiça (CNJ). No artigo, entretanto, ela não faz referências a ele.
 
“Dentro do contexto da perversidade e da vileza do anonimato, pode-se relembrar os dedos-duros dos anos de chumbo do Brasil”, diz em determinado trecho, lembrando ainda que, na Inquisição, “denúncias anônimas, formuladas de forma covarde e vil, foram responsáveis por milhares de vítimas levadas à fogueira (…)”. 
 
Em  outubro, Rosita Falcão voltou a criticar Eserval Rocha após o presidente anunciar que cortaria o que chamou de "penduricalhos" (gratificações) dos servidores.
 
Leia mais:
Candidatas à presidência criticam falta de transparência nas contas do TJ-BA
Desembargadora critica Eserval Rocha por propor cortar salários de servidores

 

Classificação Indicativa: Livre


Tags TJ-BA eleição presidente presidência tribunal desembargadores Rosita Falcão