Justiça

TRF4 iniciará processo para selecionar substituto de Moro

A vaga será bastante disputada  |  Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil

Publicado em 16/11/2018, às 17h23   Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil   Redação BNews

A vaga deixada pelo futuro ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, na 13ª Vara Federal de Curitiba, será bastante disputada. O magistrado, que deve ser exonerado a partir de segunda-feira (19), deixou para o Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª região um grande trabalho de selecionar o seu sucessor. São mais de 230 juízes aptos para assumir a vara conhecida nacionalmente pelos processos da Lava Jato. 

O novo ocupante do cargo deverá vir da 4ª Região (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul). A seleção é interna e as regras são estabelecidas pela Resolução nº 32/2007 e pela Lei Orgânica da Magistratura. Os juízes federais que quiserem concorrer à vaga terão 10 dias para se manifestar e até 3 dias para desistir. O processo seletivo deve durar um mês. 

A antiguidade (mais tempo no cargo) está como o primeiro critério para a escolha do substituto de Moro. Depois, serão avaliadas o tempo como juiz substituto do TRF4 e, em seguida, a classificação no concurso público. Enquanto a seleção não é finalizada, a juíza substituta Gabriela Hardt ficará com os processos da Lava Jato. 
 

Classificação Indicativa: Livre


Tags juiz substituto Sergio Moro