Justiça

STF derruba liminar de reintegração de posse da aldeia pataxó Novos Guerreiros na Bahia

liminar do juiz federal Pablo Baldivieso de Eunápolis também foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal (TRF1) na quarta-feira (2)  |  Reprodução/Youtube

Publicado em 03/09/2020, às 18h41   Reprodução/Youtube   Redação BNews

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), derrubou nesta quinta-feira (3) liminar que autorizava a reintegração de posse das terras ocupadas pelos índios Pataxós da Aldeia Novos Guerreiros, no extremo-sul da Bahia. A liminar do juiz federal Pablo Baldivieso de Eunápolis também foi derrubada pelo Tribunal Regional Federal (TRF1) na quarta-feira (2), suspendendo ações de reintegração de posse durante a pandemia. 

A liminar que autorizou a retirada da comunidade indígena da Aldeia Novos Guerreiros foi expedida em 20 de agosto e contraria a determinação do Supremo Tribunal Federal que suspendeu a tramitação de todos os processos de reintegração de posse e a anulação de demarcação de territórios indígenas no país durante a pandemia.

A decisão do STF garantiu que 24 famílias permanecessem em seu território, sob as recomendações de isolamento social da Organização Mundial da Saúde (OMS), considerando a vulnerabilidade das comunidades indígenas diante da pandemia da covid-19.

Engajado na pauta desde o começo, o deputado federal baiano Afonso Florence (PT) comemorou as decisões favoráveis à comunidade indígena, parabenizando o povo pataxó pela luta e a vitória na justiça. “Parabéns aos guerreiros pataxós, em especial o cacique Araraué, da Aldeia Novos Guerreiros, pela grande vitória contra essa ação ilegal de despejo”, destacou Florence.

Classificação Indicativa: Livre


Tags stf liminar reintegração de posse pataxó aldeia