Justiça

Toffoli nega pedido de membros do conselho da PGR para permitir julgamento de abertura de investigação contra Aras

Ministro do STF concluiu que pedido era “manifestamente inadmissível” ao negar seguimento da ação  |  Reprodução/G.Dettmar/Ag.CNJ

Publicado em 24/08/2021, às 09h12   Reprodução/G.Dettmar/Ag.CNJ   Redação BNews


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou mandado de segurança apresentado por cinco integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF) para permitir que o plenário do órgão  analise um pedido de investigação criminal contra o procurador-geral da República Augusto Aras.

O vice-presidente do CSMPF, o subprocurador-geral José Bonifácio de Andrada, e os conselheiros José Adonis Callou, Mario Bonsaglia, Nicolao Dino e Nívio de Freitas pediam que Aras e o vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros, se abstivessem de "qualquer modo de interferir na tramitação processual da representação".

Assim, o pedido seria distribuído ao conselho. As informações são do jornal O Globo. O grupo apontava que a equipe de Aras havia interferido na tramitação do processo para impedir sua análise pelo conselho. Toffoli concluiu, contudo, que o pedido era “manifestamente inadmissível” ao negar seguimento da ação. A sabatina de Aras, na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) do Senado Federal, acontece logo mais, às 10h. Ele pleiteia a recondução ao cargo.

Notícias Relacionadas 

Nome de Aras para o STF começa a se consolidar como plano B

Classificação Indicativa: Livre


Tags abertura investigação julgamento pedido Conselho para PGR contra nega membros Dias Toffoli permitir de bnews augusto aras